Título
A valorização do graffiti e arte urbana nas comunidades de Lisboa
Autor
Saturnino, Bruno Peron
Resumo
pt
Diante da globalização das artes urbanas, observa-se movimentos de institucionalização e regulamentação destas culturas em todo o mundo. Com isso emergem discussões a respeito destes processos e suas consequências na sociedade, aqui especificamente sob o território de Lisboa.
O presente estudo busca abordar o tema central do graffiti, street art e da arte urbana em geral nas comunidades de Lisboa com a finalidade de observar os diversos pontos de vista de sua valorização pelos públicos especializados e indistintos.
A partir de uma metodologia que se inicia na revisão da literatura já existente sobre a temática para a construção de uma base de conhecimentos fundamentados na sociologia e antropologia e posteriormente se expande para o contacto direto com artistas e moradores das comunidades através de entrevistas e observações participantes.
Durante este percurso foram observados distintos relatos de todas as partes nas diversas comunidades abordadas, demonstrando assim que os conceitos de valorização por vezes são subjetivos e atribuídos conforme as histórias de vida e aproximação ou não aproximação com o universo artístico e cultural. No entanto, são favorecidos quando há a existência de políticas públicas que suportam investimentos e incentivos a esta cultura.
en
In face of the globalization of urban arts, one can observe movements of institutionalization and regulation of these cultures all over the world. With this, discussions about these processes and their consequences in society emerge, here specifically under the territory of Lisbon.
The present study seeks to approach the central theme of graffiti, street art and urban art in general in the communities of Lisbon with the purpose of observing the diverse points of view of its valorization by specialized and indistinct publics.
Starting from a methodology that begins in the review of existing literature on the subject to build a knowledge base grounded in sociology and anthropology, and later expands to direct contact with artists and residents of the communities through interviews and participant observations.
During this journey, different accounts were observed from all sides in the several communities approached, thus demonstrating that the concepts of valorization are sometimes subjective and attributed according to life stories and closeness or lack of closeness to the artistic and cultural universe. However, they are favored when there are public policies that support investments and incentives to this culture.