Teses e dissertações

Mestrado
Informática e Gestão
Título

Amelia: Mobile memory training interface for older people

Autor
Baptista, André Raposo de Medeiros de Sousa
Resumo
pt
A população do planeta tem vindo a envelhecer a um ritmo acelerado e devido aos progressos na área da saúde e da medicina a esperança media da vida está a aumentar. Nestas condições, surgiu um novo desafio de envelhecer em casa, originando novas necessidades associadas à manutenção da qualidade de vida. A vida sedentária na população idosa com pouca atividade na sociedade pode causar problemas de saúde mental incluindo declínio cognitivo ou a demência. Foi, portanto, proposto a criação de uma aplicação mobile que consiga treinar a memoria do idoso através de exercícios baseados no conceito “Life Story Work”, de forma a combater a deterioração das faculdades como a compreensão e o raciocínio. O desenvolvimento desta app foi acompanhado por cinco profissionais da área da saúde e da tecnologia. A validação da aplicação realizou-se através de grupo de utilizadores representados por pessoas com idades avançadas. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir concluir que o desenvolvimento da APP Amelia foi muito relevante e apreciada entre os profissionais, cuidadores dos idosos e para os próprios idosos. Foi inclusivé descrita como uma abordagem mais agradável do que jogos sérios comuns, por utilizar o passado, o lado pessoal dos utilizadores, para criar exercicios semelhantes. Este teste permitiu comprovar o preenchimento de um gap de falta de aplicações no mercado que usem o trabalho de história de vida para realizar jogos sérios.
en
The planet’s population has been aging at a rapid pace and due to advances in health and medicine the average life expectancy is increasing. Under these conditions, a new challenge of aging at home has emerged, giving rise to new needs associated with maintaining quality of life. A sedentary life in the elderly population with little activity in society can cause mental health problems including cognitive decline or dementia. Therefore, it was proposed the creation of a mobile application that can train the memory of the elderly through exercises based on the concept ”Life Story Work”, in order to combat the deterioration of faculties such as comprehension and reasoning. The development of this app was monitored by five health and technology professionals. The app was validated through a user group represented by elderly people. The analysis of the data collected allowed us to conclude that the development of the Amelia APP was very relevant and appreciated among professionals, caregivers of the elderly and for the elderly themselves. It was even described as a more enjoyable approach than ordinary serious games, because it uses the users’ past, personal side, to create similar exercises. This test proved to fill a gap of lack of applications on the market that use life history work to make serious games.

Data

03-jan-2023

Palavras-chave

Declínio cognitivo
Cognitive decline
Mobile application
Aplicação móvel
Mobile app
Serious game
Intelligent systems
Sistemas inteligentes
Jogo sério
App móvel
Pervasive computing
Cognitive impairment
Memory training
Cognitive stimulation
Computação pervasiva
Deficiência cognitiva
Treino de memória
Estimulação cognitiva

Acesso

Acesso livre

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