Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Novos Media
Título

A presença dos conteúdos noticiosos nas redes sociais online: O papel da literacia noticiosa e da confiança no combate à desinformação

Autor
Martins, Mariana Inês Bencatel
Resumo
pt
Temos vindo a presenciar uma mudança nos media tradicionais, fruto do avanço das tecnologias. O aparecimento das redes sociais online tem vindo a alterar o consumo mediático dos indivíduos, e a forma como o conteúdo é produzido. Vivemos na era da digitalização, onde não somos apenas espetadores, mas também produtores de conteúdo. Esta transformação, e a constante presença dos indivíduos nas plataformas online tem vindo a colocar em causa a veracidade da informação a que são expostos, levando ao surgimento mais acentuado da desinformação. O presente estudo visa compreender a transformação dos conteúdos noticiosos e a importância do mesmo numa era onde somos expostos a informação de cariz falso, e a importância de garantir nos dias de hoje, e em gerações futuras, uma aprendizagem da literacia dos media e da informação, de forma a mitigar esta problemática. Este fenómeno da desinformação tem colocado enormes desafios na sociedade, onde o papel do fact-checking se torna cada vez mais importante de forma a mitigar a proliferação deste fenómeno. Por fim, optou-se pela realização de um questionário de forma a permitir uma análise extensiva e a associação de variáveis para a verificação de hipóteses quanto aos consumos e dietas informativos. Através dos resultados, foi possível perceber que existe uma preferência pelos meios de comunicação tradicionais, por serem considerados mais confiáveis face às plataformas digitais e, embora não se tenha apurado uma relação entre as variáveis “literacia noticiosa” e “confiança”, verifica-se que existe uma preocupação com a desinformação nas plataformas digitais.
en
We have been witnessing a change in traditional media, as a result of the advance of technologies. The emergence of online social networks has been changing individuals' media consumption and the way content is produced. We live in the age of digitalization, where we are not only spectators, but also producers of content. This transformation, and the constant presence of individuals on online platforms, has been questioning the veracity of the information to which they are exposed, leading to a more accentuated emergence of fake news. This study aims to understand the transformation of news content and its importance in an era where we are exposed to false information, and the importance of ensuring today, and in future generations, a learning of media and information literacy in order to mitigate this problem. This phenomenon of disinformation has posed enormous challenges in society, where the role of fact-checking becomes more and more important in order to mitigate the proliferation of this phenomenon. Finally, a questionnaire was chosen in order to allow an extensive analysis and the association of variables to verify hypotheses regarding informative consumption and diets. Through the results, it was possible to perceive that there is a preference for traditional media, as they are considered more trustworthy compared to digital platforms and, although a relationship between the variables "news literacy" and "trust" was not found, it can be seen that there is a concern with misinformation on digital platforms.

Palavras-chave

Sociedade em rede
Network society
Redes sociais online
Literacia
Literacy
Fake news
Fact-checking
Confiança -- Trust
Conteúdo noticioso
News content
Online social media

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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