Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

New habits of purchase and consuption in the cleaning products category after the Covid-19 lockdowns

Autor
Costa, Hugo Miguel Marques da
Resumo
pt
A Covid-19 obrigou a Portugal a entrar em dois confinamentos, que como se consequência, fizeram com que as nossa rotinas diárias e liberdades foram altamente afetadas. Este cenário fez com que surgisse a necessidade de avaliar qual seriam as consequências deste período nos hábitos de compra e consumo das famílias portuguesas. Para responder a este tema foi conduzido um estudo colaborativo por seis alunos, com a orientação do Marketing Future Cast Lab, utilizando uma metodologia qualitativa de In Situ. Esta metodologia permitiu-nos observar padrões, comportamentos e ter entrevistas não diretivas com todos membros da família, acerca das suas crenças, atitudes e comportamentos a respeito do período pandémico e pós pandémico, relativamente aos produtos de limpeza. Os resultados obtidos mostram que houve alterações no que diz respeito aos hábitos de compra de FMCG durante o período mais crítico da pandemia. Um número significativo de consumidores começou a ir menos vezes aos supermercados ou hipermercados, optando por fazer compras maiores do que faziam anteriormente. Porém, os hábitos que foram mais aceites, após os confinamentos, foram as compras em lojas perto de casa e as compras online. No que diz respeito aos produtos de limpeza, a maioria dos inquiridos manteve os seus comportamentos. Contudo, a larga maioria das alterações que houve, traduziram-se pelo aumento da compra e do consumo destes produtos. Verificou-se mais alterações nos desinfetantes, uma vez este produto era percebido pelo consumidor, como uma forma de se proteger contra a pandemia Covid-19.
en
Covid-19 forced Portugal to enter in two lockdowns, which consequently, highly affected our daily routines and freedoms. This scenario arose the need to evaluate what would be the consequences of this period on the purchasing and consumption habits of the Portuguese families. In order to answer to this topic, a collaborative study was conducted out by six students, with the guidance of Marketing Future Cast Lab, using the qualitative methodology of In Situ. This methodology allowed us to observe pattern behaviors and to have nondirective interviews with all family members, about their beliefs, attitudes and behaviors regarding pandemic and post pandemic period, concerning cleaning products. The findings obtained shown that there were changes in what regards the FMCG purchase habits during the most critical period of the pandemic. A significant number of consumers began to go less to the supermarkets or the hypermarkets, opting to make larger purchases compared to what they did before. Nevertheless, the habits that were more accepted, after the lockdowns, were the purchase in stores near to the consumer’s address and the online purchase. In what concerns to the cleaning products, most of the interviewed maintained their behaviours. However, the vast majority of the changes that took place, translated in an increase in the purchase and the consumption of these products. There were more changes related to the disinfectants, as this product was perceived by the consumer as a way of protection against the Covid-19 pandemic.

Palavras-chave

FMCG
COVID-19
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Confinamento
Lockdown
Cleaning products
Produtos de limpeza

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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