Título
Internationalisation strategies of beverage firms: The case of Sumol+Compal
Autor
Spínola, Leonardo José de Jesus
Resumo
pt
Objetivo: O objetivo desta dissertação é explorar o processo de internacionalização das empresas de
bebidas.
Metodologia/abordagem: A dissertação trata-se de um estudo de caso que recorre ao método de
investigação qualitativa. Os dados recolhidos a partir da entrevista com o Diretor de Mercados de
Exportações na Sumol+Compal e de estudos estatísticos são analisados para examinar o impacto das
sensibilidades do setor na seleção das estratégias de internacionalização.
Resultados: Os resultados sugerem que o ritmo e modos de entrada são influenciados pelas parcerias
estratégicas e a existência de diásporas nos mercados internacionais, ao invés da distância física. Além
do mais, as empresas de bebidas são motivadas pela liderança de custo para realizar investimentos
diretos estrangeiros, depois do qual tendem a mudar da estratégia internacional para estratégia
transnacional ao personalizar a sua oferta de produtos nos seus mercados naturais.
Implicações práticas: À medida que as empresas procuram cada vez mais mercados internacionais,
saber dos fatores-chave que apoiam a sustentabilidade dos seus negócios estrangeiros pode auxiliar
os gestores na abordagem aos respetivos mercados.
Originalidade/valor: Ao passo que a maioria dos estudos sobre internacionalização se baseia em
grande parte em motivações, barreiras e padrões, o principal contributo da dissertação encontra-se
na introdução do papel das parcerias estratégicas e da existência de diásporas enquanto fontes de
explicação da forma como os negócios estrangeiros são conduzidos e otimizados.
en
Purpose: The purpose of this dissertation is to explore the internationalisation process of beverage
firms.
Methodology/approach: The dissertation is a qualitative single case study. Data collected from the
interview with the Head of Exports Markets of Sumol+Compal and socioeconomic studies are analysed
to examine the impact of the sector’s sensitivities on their preferred internationalisation strategies.
Findings: The findings suggest that the pace and entry modes are influenced by customer relationships
and the existence of diasporas rather than physical distance. In addition, beverage firms are motivated
by cost leadership to perform direct investment, after which they tend to shift from international
strategy to transnational strategy by customising their product offering in their natural markets.
Practical implications: As firms increasingly pursue international markets, knowing key factors that
support the sustainability of their international business can help firm managers to approach foreign
markets.
Originality/value: While mainstream research into internationalisation is based largely on motives,
barriers and patterns, the primary contribution of the dissertation is to introduce the role of business
relations and the existence of diasporas to explain how foreign activities are conducted and optimised.