Título
A influência da economia e empreendedorismo digital na competitividade e internacionalização das empresas Portuguesas
Autor
Jesus, João Miguel da Silva
Resumo
pt
O início do século vinte e um (XXI) encontra-se intrinsecamente definido pela introdução
da indústria tecnológica, pela globalização económica e o pelo aumento exponencial da
utilização de meios digitais; sendo estes marcados pela simplicidade, comodismo e
velocidade de realização de tarefas a que estão associados.
Num contexto económico, as empresas adaptaram e alteraram os seus métodos de
produção e venda de modo a acompanhar esta revolução digital. As transações efetuadas
entre entidades apresentaram atualmente uma redução acentuada de custos e uma
velocidade drasticamente superior. As operações económicas a uma escala global
tornaram-se uma realidade evidente, podendo o espectro de atuação das empresas não se
encontrar apenas direcionado para o mercado nacional, mas também para uma
internacionalização dos seus recursos.
Com isto, outros conceitos interrelacionados com a natureza de uma empresa foram
igualmente inovados e alterados. A importância do digital influenciou igualmente a
criação de novas empresas e o conceito de empreendedorismo, na medida que atualmente
existem empresas com o seu core business exclusivamente digital, podendo aproveitar
diversas vantagens consequentes em relação a outras empresas do seu setor.
Torna-se assim necessário o estudo destes impactos influenciadores e dos efeitos da
adaptação tendencialmente digital por parte das empresas, na alteração da sua
competitividade no mercado. A mesma encontra-se refletida no crescimento do seu
volume de negócios e na possibilidade outrora já existente de internacionalização dos
seus recursos; comparativamente a empresas de metodologias mais tradicionais, que têm
visto a sua preponderância e influência económica a decrescer.
en
The beginning of the twenty-first century (XXI) is intrinsically defined by the
introduction of the technology industry, by economic globalization and by the exponential
increase in the use of digital media; these are marked by simplicity, convenience and
speed of accomplishment of tasks that are associated with them.
In an economic context, companies have adapted and changed their production and
sales methods in order to keep up with this digital revolution. Transactions between
entities have now seen a marked reduction in costs and a drastically increased speed.
Economic transactions on a global scale have become an evident reality, and the spectrum
of companies' activities may not only be directed towards the domestic market, but also
towards an internationalization of their resources.
With this, other concepts interrelated to the nature of a company have also been
innovated and changed. The importance of digital has also influenced the creation of new
companies and the concept of entrepreneurship, to the extent that currently there are
companies with their core business exclusively digital, being able to take advantage of
several consequent advantages over other companies in their sector.
Thus, it becomes necessary to study these influencing impacts and the effects of
digital adaptation by companies, in changing their competitiveness in the market. The
same is reflected in the growth of their turnover and in the once existing possibility of
internationalization of their resources; compared to companies with more traditional
methodologies, which have seen their preponderance and economic influence decrease.