Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

A internacionalização da Proóptica para Marrocos como forma de melhorar a competitividade da empresa

Autor
Justino, Luís Miguel de Jesus Simões
Resumo
pt
A globalização tem contribuído de maneira fundamental para acelerar o processo de internacionalização das empresas e consequentemente da sua competitividade. As empresas que não possuem capacidade competitiva são substituídas pelas mais eficientes ou pelo aumento das importações dos produtos nos quais o país é menos eficiente. Hoje Portugal e as suas empresas necessitam de evitar riscos de estagnação, para ultrapassar os problemas estruturais da economia. No caso do mercado da óptica, Portugal revela-se um país com uma pequena extensão territorial e com um mercado consumidor restrito, que não absorve a produção que é necessária para a obtenção de preços de custo competitivos. Os grandes grupos internacionais instalaram subsidiárias no nosso país, quer no retalho (cadeias e grandes grupos de compra), quer ao nível dos grossistas, dificultando a actuação competitiva das empresas locais. O presente caso, tem como objectivo analisar a internacionalização da Proóptica para o mercado de Marrocos. Uma empresa grossista de cariz familiar, com uma estratégia pioneira de licenciamento de marcas Portuguesas para o mercado nacional e internacional, que ocupa o 6º lugar do ranking de empresas do sector, actualmente com uma presença internacional ténue, através de exportação indirecta. Para facilitar o entendimento do caso será efectuada uma abordagem ao tema da internacionalização das empresas, mais particularmente do marketing internacional e estratégico. A actualidade do tema proposto num momento em que a internacionalização é crucial para a economia Portuguesa, torna-o muito relevante como objecto de estudo e de ensino das matérias abordadas.
en
World globalization has contributed in a fundamental way to speed up the process of internationalization of firms and hence their competitiveness. The firms that do not have competitiveness capacity are replaced by more efficient firms or by increased imports of products where the country is less efficient. Today Portugal and their companies need to avoid the danger of stagnation, to overcome the structural problems of the economy. In the concrete case of the optical market, Portugal reveals itself as a country with a small territorial parcel and with a limited consumer market, which does not absorb the production that is necessary to obtain a competitive cost price. Major international groups settled subsidiaries in our country, both in retail (chains and large buying groups), and in the level of wholesalers, making really tough the competitive performance of local companies. This case study aims to analyze the internationalization of Proóptica for the Moroccan market. A wholesale company family-oriented, with a pioneering strategy of brand licensing for the Portuguese national and international market, which occupies the 6th place ranking of business with an international tenuous presence, through indirect export. To ease the understanding of the case will be made an approach to the issue of the internationalization of companies, more particularly of international and strategic marketing. The timeliness of the subject at a time when internationalization is crucial for the Portuguese economy makes it very relevant to the subject of study and teaching of the subjects addressed.

Data

31-ago-2012

Palavras-chave

Internacionalização
Marketing internacional
Internationalization
International marketing
Competitividade -- Competitiveness
Caso pedagógico -- Pedagogical case
Ótica -- Optics

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo