Título
A internacionalização da Proóptica para Marrocos como forma de melhorar a competitividade da empresa
Autor
Justino, Luís Miguel de Jesus Simões
Resumo
pt
A globalização tem contribuído de maneira fundamental para acelerar o processo de
internacionalização das empresas e consequentemente da sua competitividade. As empresas que não
possuem capacidade competitiva são substituídas pelas mais eficientes ou pelo aumento das
importações dos produtos nos quais o país é menos eficiente. Hoje Portugal e as suas empresas
necessitam de evitar riscos de estagnação, para ultrapassar os problemas estruturais da economia.
No caso do mercado da óptica, Portugal revela-se um país com uma pequena extensão
territorial e com um mercado consumidor restrito, que não absorve a produção que é necessária para a
obtenção de preços de custo competitivos. Os grandes grupos internacionais instalaram subsidiárias no
nosso país, quer no retalho (cadeias e grandes grupos de compra), quer ao nível dos grossistas,
dificultando a actuação competitiva das empresas locais.
O presente caso, tem como objectivo analisar a internacionalização da Proóptica para o
mercado de Marrocos. Uma empresa grossista de cariz familiar, com uma estratégia pioneira de
licenciamento de marcas Portuguesas para o mercado nacional e internacional, que ocupa o 6º lugar do
ranking de empresas do sector, actualmente com uma presença internacional ténue, através de
exportação indirecta. Para facilitar o entendimento do caso será efectuada uma abordagem ao tema da
internacionalização das empresas, mais particularmente do marketing internacional e estratégico.
A actualidade do tema proposto num momento em que a internacionalização é crucial para a
economia Portuguesa, torna-o muito relevante como objecto de estudo e de ensino das matérias
abordadas.
en
World globalization has contributed in a fundamental way to speed up the process of
internationalization of firms and hence their competitiveness.
The firms that do not have competitiveness capacity are replaced by more efficient firms or by
increased imports of products where the country is less efficient.
Today Portugal and their companies need to avoid the danger of stagnation, to overcome the
structural problems of the economy.
In the concrete case of the optical market, Portugal reveals itself as a country with a small
territorial parcel and with a limited consumer market, which does not absorb the production that is
necessary to obtain a competitive cost price.
Major international groups settled subsidiaries in our country, both in retail (chains and large
buying groups), and in the level of wholesalers, making really tough the competitive performance of
local companies.
This case study aims to analyze the internationalization of Proóptica for the Moroccan market.
A wholesale company family-oriented, with a pioneering strategy of brand licensing for the
Portuguese national and international market, which occupies the 6th place ranking of business with
an international tenuous presence, through indirect export.
To ease the understanding of the case will be made an approach to the issue of the
internationalization of companies, more particularly of international and strategic marketing.
The timeliness of the subject at a time when internationalization is crucial for the Portuguese
economy makes it very relevant to the subject of study and teaching of the subjects addressed.