Teses e dissertações

Mestrado
Finanças
Título

Estratégia de criação e desenvolvimento do Grupo EU-Steel

Autor
Silva, Michelle Perluxo da
Resumo
pt
A realização do presente estudo tem como principal objectivo delinear a estratégia futura para a viabilização e crescimento da actual actividade das empresas pertencentes ao Grupo EU-Steel, tentando-se compreender se a seguida até ao momento tem promovido a criação de valor. Sendo o Grupo EU-Steel constituído pela Chapagueda, Colormetal, Inferchapa, Trecem, Ferraço, 3Marcos e 3 Marcos Welding, é no seu conjunto e através de uma estratégia inovadora que o grupo pretende enfrentar os desafios e marcar presença num sector altamente competitivo como o Sector metalúrgico. Com a criação de um conglomerado de várias empresas, em que severifica uma partilha de competências e recursos mediante um modelo de negócios independente mas preservando sempre a cultura individual de cada empresa, o Grupo EU-Steel encontra as condições adequadas para oferecer uma gama diversificada de produtos aos seus clientes para além de sustentar outras situações que lhes confere um elevado nível de competitividade face aos seus concorrentes. Apostando numa estratégia baseada na diversificação de produtos e nabusca de soluções inovadores para os seus clientes, garantindo condições favoráveis para os mesmos, o Grupo EU-Steel pretende assim consolidar a sua posição no mercado nacional para além de apostar mais fortemente na internacionalização do grupo, principalmente para os Países do MERCOSUL e PALOP, dos quais se destacam o Brasil, em que decorrem já investimentos. Espera-se que esta estratégia possua as condições essenciais para a criação de valor nas empresas do Grupo EU-Steel.
en
The main objective of this work was to outline the future strategy for the feasibility and growth of the existing businesses of the companies that belong to EU-Steel Group, and also to understand if the one followed to this moment has promoted the creation of value. Being the EU-Steel Group constituted by Chapagueda, Colormetal, Inferchapa, Trecem, Ferraço, 3Marcos and 3 Marcos Welding, it is as a whole and through an innovative strategy that the group intends to meet the challenges and to build presence in a highly competitive industry like the Metallurgical Sector. With the establishment of an conglomerate of several companies, in which there is a sharing of expertise and resources through an independent business model but always preserving the culture of individual enterprise, the EU-Steel Group finds the appropriate conditions to offer a diverse range of products to its customers aswell as sustaining other situations that gives them a high degree of competitiveness compared to its competitors. Pursuing a strategy based on diversification of products and finding innovative solutions for their customers, ensuring favorable conditions for them, the EU-Steel Group intends to consolidate its position in the domestic market as well as invest more heavily in the internationalization of the group, especially in the MERCOSUL and PALOP countries, among which is Brazil, where has already been made investments. It is hoped that this strategy has the essential conditions for value creation in the companies of EU-Steel Group.

Data

05-dez-2012

Palavras-chave

Internacionalização
Internationalization
Mestrado
Conglomerado
Conglomerate
Competitividade -- Competitiveness
Criação de valor -- Value creation
Trabalho de projeto -- Project work

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo