Título
Impacto das redes sociais na produtividade dos estudantes do ensino superior
Autor
Ramalho, José Nuno Canhão
Resumo
pt
Intitulada Impacto das redes sociais na produtividade dos estudantes do ensino superior, esta
dissertação visa responder à questão de investigação: “Qual o impacto das redes sociais na
produtividade dos estudantes do ensino superior?”.
Para tal foram definidos os seguintes objetivos: perceber se os estudantes utilizam ou
utilizaram dispositivos TI; saber de que forma foram ou são utilizadas as redes sociais em ambiente
académico; perceber quais as principais finalidades das redes sociais para os utilizadores; analisar que
ferramentas são utilizadas no estudo; perceber que dispositivos são utilizados no estudo; estudar quais
os benefícios das redes sociais no ambiente académico e recolher quais são as consequências, na
produtividade, da utilização das redes socias pelos estudantes.
Seguidamente, foi realizada uma revisão da literatura e construiu-se um questionário dirigido
aos antigos e atuais alunos do ensino superior, público-alvo deste estudo.
Desta forma realizou-se um questionário a 152 participantes com idades compreendidas entre
os 18 e os 68 anos sobre Redes Sociais(RS), a sua utilização, bem como o estudo do perfil de utilizador,
e perceção da influência das RS nos inquiridos. O principal critério era frequentar ou ser diplomado do
ensino superior. Foram várias as questões que ajudaram a medir os diversos impactos, positivos ou
negativos, que as RS tiverem na vida dos estudantes.
Por último analisaram-se os resultados obtidos. Concluiu-se que a maioria dos inquiridos
possui computador pessoal e todos têm smartphone e internet em casa, contudo menos de metade
conhece o conceito de web 2.0. As apps mais utilizadas são as redes sociais.
en
Entitled as the Impact of social networks on the productivity of higher education students, this
dissertation aims to answer the research question: “What is the impact of social networks on the
productivity of higher education students?”.
Therefore, the following objectives were defined: to understand whether students use or used
IT devices; to know how social networks were or are used in an academic environment; understand
the main purposes of social networks for users; analyze which tools are used in the study; realize which
devices are used in the study; study the benefits of social networks in the academic environment and
collect the consequences, on productivity, of the use of social networks by students.
Then, a literature review was carried out and a questionnaire was created for former and
current higher education students, the target audience of this study.
Thus, a questionnaire was carried out to 152 participants aged between 18 and 68 years old
about Social Networks (SR), their use, as well as the study of the user profile, and perception of the
influence of SR on the respondents. The main criterion was attending or having graduated from higher
education. Several questions helped to measure the different impacts, positive or negative, that the
SR had on the students' lives.
Finally, the results obtained were analyzed. It was concluded that most respondents have a
personal computer, and all have a smartphone and internet at home, but less than half know the
concept of web 2.0. The most used apps are social networks.