Título
Aspirações de vida de estudantes universitários: um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL
Autor
Corgas, Ana Beatriz Coutinho
Resumo
pt
O objetivo deste estudo foi perceber quais as aspirações de vida, pessoal e de carreira, dos
estudantes de mestrado do ISCTE-IUL e deste modo identificar evidências de validade da
CAS-R Aspirations Career Scale Revised (Gregor & O´Brien, 2015). Neste estudo
participaram 206 estudantes universitários de mestrado do ISCTE-IUL. O processo de análise
fatorial exploratória indicou a organização dos itens da escala em três fatores tal como
aconteceu na escala original: 1. Aspirações de Liderança, 2. Aspirações de Educação, 3.
Aspirações de Realização. No entanto, por verificações de discrepância de conteúdo de alguns
itens, 4 foram eliminados ficando a escala final com 19 dos 24 itens iniciais. Os resultados
mostraram os alunos universitários do ISCTE-IUL têm ambição de constituir família e de
exercer uma profissão muito relacionada com a sua área de estudos. Para além disto, as suas
aspirações de carreira situaram-se maioritariamente em aspirações de realização do que
liderança e educação.
en
This study aimed to understand the life and career aspirations of the ISCTE-IUL master’s
students and thus to identify evidence of validity of the CAS-R Aspirations Career Scale
Revised (Gregor & O'Brien, 2015). This study involved 206 university students from the
ISCTE-IUL master degree. The process of exploratory factorial analysis indicated the
organization of the items of the scale in three factors as happened in the original scale: 1.
Leadership Aspirations, 2. Education Aspirations, 3. Achivement Aspirations. However, by
content discrepancy checks of some items, 4 were eliminated, leaving the final scale with 19
of the initial 24 items. The results showed the university students of ISCTE-IUL have
ambition to set up family and to exercise a profession very related to their area of studies. In
addition, their career aspirations were mostly focused on achievement aspirations rather than
leadership and education