Título
O papel do cyberbullying no burnout e presentismo nos professores: A dimensão com o modelo JD-Resources
Autor
Almeida, Inês Tomás Ribeiro
Resumo
pt
Com a transformação digital, fenómenos como o Cyberbullying entraram na atmosfera
escolar, tornando os docentes os agentes primordiais para solucionar as situações. Todavia, o
ramo da docência relata dificuldades na perceção deste fenómeno, vivenciando presentismo
e burnout, face ao elevado stress nas escolas portuguesas. Estes valores podem atenuar as
perdas de produtividade na doença com a presença de calling. Com o recurso ao modelo
JD-R, interpretação do binómio exigências – recursos, detetamos se estamos perante um
equilíbrio no quadro organizacional ou se estamos em regimes de alta tensão e desmotivação.
O principal objetivo do estudo consistiu na compreensão das necessidades sentidas pelos
docentes, para diminuir o impacto dos fenómenos de presentismo e burnout no seu exercício
de funções e lidarem, eficazmente, com incidentes de cyberbullying. Para esse fim, foram
desenvolvidos dois estudos mistos, com o intuito de as hipóteses colocadas pelo quantitativo
fossem enriquecidas com as inferências retiradas do qualitativo. Utilizou-se uma amostra de
542 professores do 3º ciclo do ensino básico para os questionários e de 63 para as entrevistas.
Os resultados demonstraram que a existência de calling na profissão resulta numa menor
perda de produtividade na doença, devido a uma menor frequência de presentismo. Este
efeito é mais acentuado na presença de observação de cyberbullying. Um contributo para a
literatura, dado que, são poucos os que trazem este fenómeno como uma exigência no
trabalho. É pertinente sabermos quais as exigências que os professores sentem e os recursos
que carecem podendo-se implementar estratégias de intervenção.
en
With digital transformation, phenomenon such as cyberbullying have proliferated in the
school atmosphere, making teachers the primary agents in resolving situations. Teachers
reports idiosyncrasies on this phenomenon, experiencing presenteeism and burnout, in view
of the high stress in schools. These values can be better with the perception that the presence
of calling reducing productivity losses in sickness. Using the JD-R model, we detect whether
we are facing a balance in the organisational framework or whether we are in regimes of high
tension and demotivation. The main objective was to understand the needs felt by teachers
to reduce the impact of presenteeism and burnout phenomena and deal effectively with
incidents of cyberbullying. Two studies were developed, with the intention that the
hypotheses posed by the quantitative were enriched with the inferences drawn from the
qualitative. A sample of 542 teachers from the 3rd cycle of basic education was used for the
questionnaires applied and 63 for the interviews. The results showed that the existence of
calling in the profession results in a lower loss of productivity, due to a lower frequency of
presenteeism. This effect is more pronounced in the presence of cyberbullying observation. A
contribution to the literature since, there are few that bring the phenomenon of cyberbullying
as a calling at work. It is relevant to the extent that by knowing the demands that teachers
feel and the resources they lack it is possible to implement intervention strategies in this
phenomenon.