Título
The flex consulting project business plan and value proposition
Autor
Passos, Carlos Daniel
Resumo
pt
Este estudo apresenta a concepção do plano de negócio e conceito subjacente à
criação da empresa Flex Consulting.
O presente trabalho, objectiva-se no desenho da estratégia e desenvolve o
processo para a operacionalização da empresa vocacionada em consultoria de
sistemas de gestão empresarial.
O objectivo da Flex Consulting é a criação de soluções para integração de
negócios no mercado global. O conceito mais importante assenta na inovadora
filosofia em consultoria: métodos próprios com recurso ao corporate core knowledge
e aplicação de instrumentos essenciais de trabalho colaborativo no sentido de melhor
promover conhecimentos multidisciplinares e operar em multiplataforma; construir,
pois, soluções globais para exigências verticais. São, portanto, novas abordagens na
concepção e desenvolvimento de soluções de negócio.
O autor considera, assim, que a consultoria de soluções de negócio orientada
ao problem solving, o conhecimento multidisciplinar, a flexibilidade de ferramentas e
agilidade perante novas situações criam, por si, sólida vantagem competitiva. Defende
ainda a construção de soluções baseadas no sistema crowdsourcing empresarial, pois
através da criação de plataforma de conhecimento interna e pública é possível acelerar
decisões, investigação e desenvolvimento de novas aplicações.
A Flex Consulting pretende apresentar-se no mercado com uma nova visão da
gestão de negócios com recurso a uma abordagem “open source” em actividade de
consultoria e uma postura de elevado acompanhamento do desenvolvimento global da
economia. Com efeito, hoje, vive-se um paradigma que proclama que dada a elevada
instabilidade dos mercados, exige-se um rápido retorno do investimento. Deste modo
é necessário um maior controlo e eficiência, e inteligência na gestão de negócios. Por
conseguinte, a futura empresa tem por objectivo apoioar a constante monitorização de
desempenho para obter a melhor gestão de recursos e a consequente eficiência nas
parcerias de negócio no mercado global.
en
This study presents the business plan and value proposition for the startup
company named Flex Consulting.
The project explains the strategic vision and creation process of this new
business venture in IT management consulting.
The main goal of the Flex Consulting company is to create integrated business
solution to compete in the global market. The most important concept is based in the
innovative philosophy in business consulting: proper methods to work with the
corporate core knowledge resources and the use of essential tools to promote the
collaborative work. Another important aspect is the creation of a multidisciplinary
corporate knowledge base to operate in multiplatform: global solutions for vertical
requirements.
The author firmly believes that the adoption of business consulting solutions
oriented to the problem solving, the regular focus on multidisciplinary knowledge
embodied with organic flexibility and agile tools practice for new situations will
provide a solid source of competitive advantage. It is also considered the creation of
business solutions based on crowdsourcing systems, as it will allow the build up of a
knowledge platform, public and internal, able to accelerate decision process, research
and development of new applications.
Flex Consulting intends to address a new vision of business management,
using the “open source” approach in business consulting and a very attentive posture
to the progress of global economy. Thus, it focus on a new paradigm of development
reinforced by the increased instability of markets which requires fast return on
investment, as this implies a greater control, efficiency, and intelligence in business
administration. Therefore, the future company aims to support the continuous
monitoring of performance to optimize resource management and the consequent
business efficiency of its partners to excel on the very competitive global market.