Título
A influência da prática desportiva no desempenho escolar: Alunos do 1.º ciclo do ensino básico numa escola privada
Autor
Oliva, Tiago Lopes
Resumo
pt
A presente investigação pretende inferir uma possível relação entre a prática desportiva e
o desempenho escolar dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. São diversos os estudos
que investigam a relação entre a prática desportiva e o desempenho escolar, chegando a
conclusões distintas consoante o país, o grau de ensino e o tamanho da amostra. Na
maioria das vezes, os estudos apresentam uma relação positiva, mesmo que ténue, entre
as duas variáveis em estudo. Nesse sentido, para este estudo foi aplicado um questionário
a 194 alunos e alunas do 3.º e 4.º ano de um colégio privado da zona da Grande Lisboa.
Os resultados mostraram que os alunos que praticam atividade desportiva têm melhor
desempenho a Matemática e a Português quando comparados com os alunos que não
praticam qualquer modalidade desportiva. No que concerne à prática de uma modalidade
não desportiva, os resultados demonstraram que os alunos que frequentam aulas de
Música têm um melhor desempenho na disciplina de Português. Quanto à diferença entre
sexos, os alunos do sexo masculino obtiveram um melhor desempenho a Matemática
quando comparados com os alunos do sexo feminino. As crianças que ocupam os seus
tempos livres com atividade física têm uma correlação positiva fraca com um melhor
desempenho escolar.
en
The present investigation intends to infer a possible relationship between the practice of
sports and the school performance of students in the 1st Cycle of Basic Education. There
are several studies that investigate the relationship between sports practice and school
performance, reaching different conclusions depending on the country, level of education
and sample size. Most of the time, studies show a positive relationship, even if tenuous,
between the two variables under study. For this study, a questionnaire was applied to 194
students from the 3rd and 4th year of a private school in the Greater Lisbon area. The
results showed that students who practice sports have better performance in Mathematics
and Portuguese when compared to students who do not practice any sports. Regarding the
practice of a non-sports modality, the results showed that students who attend music
classes have a better performance in the Portuguese subject. Regarding the difference
between genders, male students performed better in Mathematics when compared to
female students. Children who spend their free time with physical activity have a weak
positive correlation with better school performance.