Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Business plan of Bondyo: A ties rental e-commerce company

Autor
Norte, Alice Loureiro
Resumo
pt
O presente projeto de tese é um plano de negócios inovador para uma empresa que apresenta acessórios de luxo de forma mais acessível. A Bondyo permitirá que pessoas aluguem gravatas e laços de luxo online em Lisboa e Paris. Este tipo de modelo de negócio é muito relevante atualmente, uma vez que é uma alternativa mais sustentável aos principais modelos de consumo e, ao desenvolver este projeto, pretende-se também sensibilizar para a necessidade deste tipo de consumo e empresas. Tendo em conta que estes acessórios são um mercado nicho, com os testes de mercado, concluiu-se que existe uma procura significativa para este negócio em Lisboa, no entanto não foi possível testá-lo em Paris, sendo isto uma limitação do projeto. A estratégia da Bondyo é focada em diferenciação, sendo a opção de entrega rápida por aplicação de entrega, a sua principal fonte de vantagem competitiva. Os principais custos iniciais serão para o desenvolvimento do website, investir em inventário, espaço de armazenamento e recursos humanos. A estimativa do tempo para a implementação do plano é de 4 meses e 80 000 € para iniciar o projeto. De acordo com os pressupostos estabelecidos, a análise financeira revelou um NPV positivo de 438 708 € e mesmo com variações negativas de procura médias, o valor continuava positivo. No entanto, dado ser um projeto inovador, é difícil estimar esta procura, tendo sido definida também pelas ambições da empresa. Com isto, concluiu-se que a Bondyo é um negócio viável, com as limitações acima mencionadas.
en
The present thesis project is an innovative business plan for a company making luxury accessories more accessible. Bondyo will allow individuals to rent high-end and luxury ties and bow ties online in Lisbon and Paris. This type of business model is very relevant nowadays as it is a more sustainable alternative to the main current consumption models and by developing this project, the intention is to also bring more awareness to the need for this type of consumption and businesses. Taking into consideration that these accessories are a niche market, with the market testing, it was concluded that there is a significant demand for such a business in Lisbon, however it was not possible to test this in Paris, being this a limitation to the project. Bondyo’s strategy is focused on differentiation, with the option of fast delivery through a delivery app being its main source of competitive advantage. The main starting costs will be for the development of the website, investing in inventory, storage space and human resources. The estimation of time for the implementation of the plan is 4 months and 80 000 € to start the project. Under the established assumptions, the financial evaluation showed a positive NPV of 438 708€ and even with medium negative variations on the demand side, the value remained positive. However, being an innovative project, it is hard to estimate this demand, so it was also defined by the company’s ambitions. From this, it was concluded that Bondyo is a viable business, with the above-mentioned limitations.

Palavras-chave

Comércio eletrónico -- E-commerce
Plano de negócio -- Business plan
Inovação Innovation
Online fashion renting
Alugar moda online

Acesso

Acesso livre

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