Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada
Título

Strategic problem solving adoption and its impact in companies’ success

Autor
Costa, João Filipe Loureiro da
Resumo
pt
O mundo de hoje é caracterizado por um contexto dinâmico, em constante evolução, apresentando desafios cada vez mais complexos, incertos e urgentes às empresas. Por forma a permanecerem relevantes, as empresas necessitam de estar permanentemente alerta, identificando e endereçando potenciais ameaças e oportunidades. A transformação permanente tem um papel determinante nas empresas que vingam e atingem o sucesso. Não obstante, mais do que processos de definição de soluções e tomada de decisão, é fundamental perceber como é que as empresas identificam, analisam, priorizam e superam estes desafios. Tipicamente, devido à sua natureza, os problemas estratégicos acarretam um risco muito superior do que problemas recorrentes ou pelo menos conhecidos, tornando-se assim crítico analisar de que forma os gestores de negócio abordam tais problemas. Deste modo, partindo de uma base de pesquisa prévia, efetuada no âmbito da resolução de problemas complexos, este estudo permitiu identificar que tipos de abordagem são adotadas no sentido de endereçar problemas estratégicos e que fatores que têm uma maior influência na aplicação dessa mesma abordagem.
en
Today’s world is characterized by a fast paced, constantly evolving environment, presenting companies and business managers with more complex, uncertain and urgent challenges than ever before. In order to remain relevant, companies need to be alert, permanently identifying and addressing potential threats and opportunities. Permanent transformation plays a determinant role for companies who strive and are successful. However, more than just solutions definition or decision-making processes, it is of the utmost importance to understand how companies identify, analyze, prioritize and overcome these challenges. Due to its nature, strategic problems often entail a much higher risk than recurrent or at least known problems, thus becoming critical to analyze how business managers approach such problems. For that matter, building on prior research of complex problem solving, this study allowed to identify the type of approaches adopted to address strategic problems and the factors that have a greater influence in the approach application.

Palavras-chave

Strategy
Estratégias
Decision-making
Resolução de problemas -- Problem solving
Processo de decisão -- Decision process
Complex problems
Problemas complexos

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo