Título
A tecnologia e o employer branding uma análise ancorada em video vignette methodology
Autor
Vieira, Mariana Gonçalves
Resumo
pt
Problema de Investigação - A crescente importância da transformação digital tem promovido um investimento superior no Employer Branding. Neste sentido, o presente estudo pretende determinar se existe uma relação entre a perceção da tecnologia e o Employer Branding.
Objetivo de Estudo - No âmbito da expansão do campo de investigação, será explorada a importância atribuída a diferentes atributos em relação ao Employer Branding, e estudada a associação da tecnologia percebida com o conceito.
Projeto / Metodologia / Abordagem - A metodologia adotada é composta por duas dimensões de análise, cada uma orientada para uma questão de investigação, ancoradas num estudo descritivo (n=126) e num estudo comparativo (n=106), respetivamente. A segunda dimensão foi desenvolvida através de uma video vignette methodology, representada por dois cenários fictícios, suportados na revisão de literatura.
Constatações / Implicações - A análise permitiu identificar 4 dimensões-chave que são mais valorizadas pelos indivíduos. Além disso, foram identificadas diferenças significativas na valorização dos atributos em função do género e idade. A relação entre a tecnologia percebida e o Employer Branding confirma-se.
Limitações de Investigação - Devido à limitação temporal da recolha de dados, o estudo conta com um número limitado de respondentes. A análise carece de maior profundidade de exploração.
en
Research Problem - The growing importance of digital transformation has promoted a superior investment in Employer Branding. Therefore, the present study aims to determine whether there is a relationship between the perception of technology and Employer Branding.
Purpose of the Study - As part of the expansion of the research field, the importance attributed to different attributes in relation to Employer Branding will be explored, and the association of perceived technology with the concept under analysis will be studied.
Design / Methodology / Approach - The adopted methodology is composed by two dimensions of analysis, each one oriented towards a research question, anchored in a descriptive study (n=126) and in a comparative study (n=106), respectively. The second dimension was developed through a video vignette methodology, represented by two fictitious scenarios, supported by the literature review.
Findings / Implications - The analysis allowed the identification of 4 key dimensions that are most valued by individuals. In addition, significant differences were identified in the valorization of attributes according to gender and age. The relationship between the perceived technology and Employer Branding is confirmed.
Research Limitations - Due to the temporal limitation of data collection, the study has a limited number of respondents. The analysis lacks greater depth of exploration.