Título
Improving replenishment practices at the store level to minimize out-of-stock levels: a case study in a portuguese grocery retailer
Autor
Boleixa, Inês Simão
Resumo
pt
Na Europa, o problema das roturas na indústria do retalho alimentar continua a ser bastante
significativo, variando entre os 7% e 10%. Este é um reflexo da indisponibilidade de producto nas
prateleiras, um indicador-chave na avaliação do serviço ao cliente. Este problema remete para a
necessidade de encontrar soluções devido às consequências negativas para todos os elementos da
cadeia de abastecimento. As principais causas das roturas encontram-se na loja, estando relacionadas
com as práticas de colocação de encomenda, reposição e planeamento.
A presente investigação enfatiza a importância de abordar as principais causas dos problemas
relacionados com as práticas de reposição num hipermercado de um retalhista português, para o qual
a falta de reposição representa a principal causa de roturas.
O caso de estudo caso seguiu uma abordagem qualitativa, onde foram utilizadas várias técnicas
de recolha de dados, como observação direta, entrevistas, e dados da empresa, com o objetivo de
identificar os principais problemas e ineficiências nos processos em vigor, e propor respetivas
melhorias, de modo a que a loja possa reduzir a taxa de roturas por falta de reposição.
Após a compreensão das operações da loja e das causas relacionadas com as práticas de
reposição, foram propostas algumas soluções. Estas soluções passam pela necessidade de melhorar o
cumprimento do planograma através da sensibilização para a importância da disponibilidade de
produto, da formação dos funcionários para melhorar o seu desempenho, do redesenho do processo
de reposição, e da introdução de soluções tecnológicas para a deteção de roturas.
en
The extent of the out-of-stocks (OOS) in the European grocery retail industry continues to be a major
problem, ranging from 7% to 10%, reflecting poor on-shelf availability (OSA), which is a key
performance indicator of customer service. This calls for the need for solutions to overcome this
pressing issue, as it has consequences for all supply chain actors. The main causes of OOS are originated
at the store level, being those related to ordering, replenishment and planning practices.
The following research emphasizes the importance of addressing the leading causes of poor
replenishment practices in the context of a hypermarket of a Portuguese grocery retailer, to which lack
of replenishment represents the cause that contributes the most to OOS.
The case study followed a qualitative approach, where multiple data collection techniques were
used, such as direct observation, interviews, and data collected from the company, aiming at
identifying the main problems and inefficiencies with the current procedures taking place at the store,
in order to make improvement suggestions to address the problems identified, so the store can reduce
the current OOS rate motivated by lack of replenishment.
After understanding the store’s operations and the causes of the poor replenishment practices,
some solutions were proposed. These solutions can be summarized in the need of improving
planogram compliance by creating awareness of the importance of OSA, training the employees to
improve their performance over the daily activities, redesigning the shelf replenishment process, and
introducing technology-based solutions for OOS detection.