Título
Essays on behavioural economics: Uncovering drivers of altruistic behaviour
Autor
Rodrigues, António Filipe Monteiro dos Santos Vieira
Resumo
pt
Esta tese de doutoramento visa estudar as bases económicas do comportamento pro-social de várias formas distintas: Em primeiro lugar, enfatiza que o comportamento altruísta pode ser o resultado de diferenças individuais em seres humanos, quando se recolhem dados através de inquéritos, mas também em países, quando se analisa informação a um nível agregado. Em segundo lugar, demonstra que o comportamento altruísta emerge de uma forma mais notória quando são dadas mais opções às pessoas para escolherem entre alternativas para doar. Para o efeito, apresento uma revisão da literatura generalizada e quatro ensaios empíricos que sugerem novas evidências sobre estes tópicos, em particular. O primeiro ensaio faz uma análise sobre o altruísmo à escala global utilizando dados do Banco Mundial e do relatório The World Happiness Report referente ao período de 2020. A análise empírica é conduzida utilizando dados de uma amostra de 128 países em 6 continentes. Os resultados sugerem que as nações que apresentam níveis de generosidade mais elevados são também bastante distintas em relação às restantes, nomeadamente ao nível do desenvolvimento económico, na vertente sociodemográfica e ainda culturalmente. Os outros três ensaios baseiam-se na recolha de dados através de inquéritos com o objetivo de identificar novos fatores que possam explicar o comportamento pro-social em indivíduos. Especificamente, o segundo tenta estabelecer uma relação entre crenças no livre-arbítrio e generosidade, o terceiro com capacidades cognitivas/estratégicas e o último com o número de opções disponíveis para doação. Os resultados sugerem que as pessoas que possuem crenças mais robustas no livre-arbítrio revelam também ter maiores tendências generosas. Os resultados sugerem ainda que as competências cognitivas e as capacidades de pensamento estratégico têm também uma relação com o altruísmo. No entanto, o primeiro fator tem uma influência negativa enquanto o segundo positiva. Finalmente, no último ensaio, foi observado que a
generosidade aumenta quando estão disponíveis mais opções para doar. Globalmente, esta tese contribui para aumentar a nossa compreensão do comportamento pro-social em termos das características individuais que lhe estão correlacionadas.
en
This Ph.D. thesis aims to study the economic foundations of prosocial behaviour in multiple significant ways. First, it emphases that altruistic behaviour can be the result of individual differences in people when using survey experiments, but also in nations when analysing information at an aggregate level. Second, it also states that altruism appears more prominently when more options are given for decision-makers to choose among alternatives to donate. For that purpose, I present a broad literature review and four empirical essays that provide new evidence on these particular topics. The first essay makes an overall analysis on altruism at a global scale using a database from The World Bank and The World Happiness report for the period 2020. The empirical analysis is conducted using cross-sectional country data from a sample of 128 worldwide countries in the 6 continents. The results suggest that nations which exhibit higher generosity levels are also quite distinct from the others, such as in the level of economic development, in some socio-demographic variables and cultural dimensions. The other three essays are based on the collection of experimental survey data aiming at identifying new factors that may explain generous behaviour in individuals. Specifically, the second tries to stablish a relationship between free will beliefs and giving, the third relates cognitive skills with strategic thinking abilities and the last one studies how the number of options available affects giving. The results suggest that higher free will beliefs have a statistically significant effect on generous concerns. Personal cognitive skills and strategic thinking abilities also have a relationship with giving. However, the former has a negative influence while the latter is positive. Finally, in the last essay, I observe that generosity increases when more recipient options are available and this effect is statistically significant, as well. This thesis contributes to our understanding of prosocial behaviour in terms of individual and country characteristics that are correlated with altruistic behaviour.