Título
Avaliação da propensão para a inovação frugal em PMEs: uma abordagem CM-TOPSIS
Autor
Dias, Inês Ribeiro
Resumo
pt
A inovação frugal é um conceito que atrai cada vez mais empresas, quer dos mercados
emergentes, quer dos países desenvolvidos. Este tipo de inovação permite satisfazer
as necessidades de consumidores que de outra forma não seriam satisfeitas ou dos
consumidores que sejam mais sensíveis ao preço, surgindo uma oportunidade de
negócio para qualquer empresa, nomeadamente para as pequenas e médias empresas (PMEs),
que contribuem consideravelmente para a economia da maioria dos países. No entanto, o estudo
da avaliação dos determinantes da inovação frugal ainda é escasso. Nesse sentido, o presente
estudo pretende criar um modelo multicritério para a avaliação da propensão da inovação frugal
em PMEs e que permita identificar os determinantes e as condicionantes do sucesso deste tipo
de inovação. Para tal, serão aplicadas metodologias de natureza construtivista, fazendo uso de
mapeamento cognitivo e da Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution
(TOPSIS) para auxiliar a estruturar e a avaliar o problema. Os resultados são baseados em duas
sessões realizadas com um painel de sete decisores com conhecimentos e experiência na área.
Para conceder uma maior credibilidade ao modelo, os resultados foram validados por um
representante do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação. A análise dos
resultados permitiu avaliar determinantes de inovação frugal em PMEs reais e formular
sugestões de melhoria, resultando num modelo transparente que pode auxiliar no processo de
tomada de decisão neste domínio.
en
Frugal innovation is a concept that attracts an increasing number of companies, both
in emerging markets and developed countries. This type of innovation enables the
satisfaction of consumers’ needs, which otherwise would not be satisfied, or the
needs of consumers who are more sensitive to price, resulting in a business
opportunity for any company, particularly for Small and Medium Enterprises (SMEs), which
contribute considerably to the economy of most countries. However, the study of assessment
determinants for frugal innovation is still scarce. In this sense, this study aims to create a
multicriteria evaluation model to measure SME propensity for frugal innovation. To this end,
it sought to apply constructivist methodologies, namely cognitive mapping and the Technique
for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) to assist in structuring and
evaluating the decision problem at hand. The results are based on two sessions conducted with
a panel of seven decision makers with knowledge and experience in the field. To grant greater
credibility to the model, the results were validated by a representative of IAPMEI – Agency for
Competitiveness and Innovation (Portuguese public strategic partner that supports micro, small
and medium-sized enterprises). The results include not only the identification of assessment
determinants for frugal innovation in real SMEs but also the formulation of improvement
suggestions, resulting in a transparent model that can assist in decision-making processes.