Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Avaliação da propensão para a inovação frugal em PMEs: uma abordagem CM-TOPSIS

Autor
Dias, Inês Ribeiro
Resumo
pt
A inovação frugal é um conceito que atrai cada vez mais empresas, quer dos mercados emergentes, quer dos países desenvolvidos. Este tipo de inovação permite satisfazer as necessidades de consumidores que de outra forma não seriam satisfeitas ou dos consumidores que sejam mais sensíveis ao preço, surgindo uma oportunidade de negócio para qualquer empresa, nomeadamente para as pequenas e médias empresas (PMEs), que contribuem consideravelmente para a economia da maioria dos países. No entanto, o estudo da avaliação dos determinantes da inovação frugal ainda é escasso. Nesse sentido, o presente estudo pretende criar um modelo multicritério para a avaliação da propensão da inovação frugal em PMEs e que permita identificar os determinantes e as condicionantes do sucesso deste tipo de inovação. Para tal, serão aplicadas metodologias de natureza construtivista, fazendo uso de mapeamento cognitivo e da Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) para auxiliar a estruturar e a avaliar o problema. Os resultados são baseados em duas sessões realizadas com um painel de sete decisores com conhecimentos e experiência na área. Para conceder uma maior credibilidade ao modelo, os resultados foram validados por um representante do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação. A análise dos resultados permitiu avaliar determinantes de inovação frugal em PMEs reais e formular sugestões de melhoria, resultando num modelo transparente que pode auxiliar no processo de tomada de decisão neste domínio.
en
Frugal innovation is a concept that attracts an increasing number of companies, both in emerging markets and developed countries. This type of innovation enables the satisfaction of consumers’ needs, which otherwise would not be satisfied, or the needs of consumers who are more sensitive to price, resulting in a business opportunity for any company, particularly for Small and Medium Enterprises (SMEs), which contribute considerably to the economy of most countries. However, the study of assessment determinants for frugal innovation is still scarce. In this sense, this study aims to create a multicriteria evaluation model to measure SME propensity for frugal innovation. To this end, it sought to apply constructivist methodologies, namely cognitive mapping and the Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) to assist in structuring and evaluating the decision problem at hand. The results are based on two sessions conducted with a panel of seven decision makers with knowledge and experience in the field. To grant greater credibility to the model, the results were validated by a representative of IAPMEI – Agency for Competitiveness and Innovation (Portuguese public strategic partner that supports micro, small and medium-sized enterprises). The results include not only the identification of assessment determinants for frugal innovation in real SMEs but also the formulation of improvement suggestions, resulting in a transparent model that can assist in decision-making processes.

Palavras-chave

Cognitive mapping
Mapa cognitivo
Inovação frugal
Frugal innovation
Problem structuring methods
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Technique for order preference by similarity to ideal solution

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo