Título
“Ready for digital swamps?”: avaliação da capacidade das PMEs para lidar com os desafios da digitalização
Autor
Silva, Luana Raquel Serra Morais Fortes
Resumo
pt
Atualmente, a adoção de uma estratégia de transformação digital é imprescindível
para assegurar vantagens competitivas nas empresas. Constituindo uma parte
significativa do tecido empresarial de muitas economias, as pequenas e médias
empresas (PMEs) devem olhar para este processo como forma de fomentar a sua
sustentabilidade. Assim, a digitalização possibilita a otimização de processos e a redução de
custos que, quando combinados, culminam num aumento da criação de valor. No entanto, as
PMEs enfrentam grandes desafios ao lidarem com esta nova era digital. A falta de recursos,
aliada a uma falta de visão e de conhecimento relativamente a esta temática, impede as mesmas
de investirem na implementação de novas estratégias. Com efeito, surge a importância de
analisar o tema em causa, construindo um modelo simples, holístico e realista que permita
estruturar e compreender melhor o assunto. Ou seja, com o objetivo de avaliar a capacidade das
PMEs para lidar com os desafios da digitalização, foram utilizadas técnicas de mapeamento
cognitivo e a Technique for Order Performance by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS), em
duas sessões de trabalho com um painel de especialistas com know-how e experiências nas áreas
em análise. Os resultados obtidos foram validados por um membro do Gabinete do Secretário
de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa. Destaca-se, também, que neste
estudo foram ainda analisados os principais contributos e limitações relativamente à
metodologia utilizada, sendo ainda apresentadas algumas ideias para futura investigação.
en
Nowadays, the development of digital transformation strategies is essential to ensure
competitive advantages. Small and medium enterprises (SMEs), which represent
a significant portion of the business world in many economies, should look at this
process as way to promote sustainability. Thus, digitalization enables process
optimization and cost reduction that, when combined, culminate in increased value creation.
However, SMEs face major challenges in dealing with this new digital era. Lack of resources,
as well as a lack of vision and knowledge, prevents them from investing in the implementation
of new strategies. In this regard, the importance of analyzing the subject in question arises,
through the construction of a simple, holistic and realistic model that allows for structuring and
better understanding the study topic. To assess the ability of SMEs to deal with the challenges
of digitization, cognitive mapping techniques and the Technique for Order Performance by
Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) were used in two group sessions with a panel of experts
with know-how and practical experience in the areas under analysis. The results obtained were
validated by a member of the State Secretary Office for Digitization and Administrative
Modernization. The study’s main contributions and limitations are also analyze and provided
ideas for future research.