Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

The internationalization of companies that are madeira island natives: exhibition of some successful companies and factors that support or hinder madeiran companies in this process

Autor
Lobato, Catarina Fernandes
Resumo
pt
A evolução da Internet e dos meios de transporte criou um mundo de tal forma globalizado que atualmente temos acesso rápido e constante a bens e serviços provenientes de outros países. Não só a vida quotidiana da população mudou, mas a forma como as empresas são geridas passou por um processo de renovação para sobreviver à evolução do mercado internacional. Não importa quão pequeno seja o mercado local, cada empresa tem a possibilidade de vender no estrangeiro e aumentar os seus lucros. Esta pesquisa centrou-se num mercado específico que, para além da sua dimensão, a característica da insularidade torna-o peculiar, embora interessante, de estudar. É o mercado das empresas internacionais na Ilha da Madeira, mais especificamente, o processo pelo qual as empresas originariamente madeirenses tiveram de passar quando se internacionalizaram. Com o objetivo de compreender o impacto da insularidade ou de alguma característica específica para estas empresas, foram realizadas entrevistas para que, casos de sucesso, pudessem descrever a sua experiência e expor o seu percurso evolutivo até ao reconhecimento de que têm hoje como atores de impacto no mercado internacional. Em geral, como estas empresas encontraram algumas limitações durante a sua expansão internacional, também encontraram ajuda do governo e puderam tornar-se tão importantes como muitas empresas de mercados maiores. A ânsia de expansão pode permitir a qualquer empresa da ilha dar este passo, só precisam de fazer o seu trabalho de investigação e continuar a lutar por fundos europeus que possam ajudar a ultrapassar as fronteiras naturais do mar.
en
The evolution of the internet and transportation created such a globalized world that nowadays we have fast and constant access to goods and services originally from other countries. Not only has the daily life of the population changed, but the way businesses are run had to go through a process of renovations to survive all the new involvements of the international market. No matter how small the local market is, every company has the possibility to sell abroad and increase its profit. This investigation focused on a specific market that, besides its size, the characteristic of insularity makes it a peculiar although interesting place to study. It is the market of international companies in Madeira Island, most specifically, the process that companies originally from Madeira had to go through when going international. Aiming to understand the impact of the insularity aspect and if there was any specific feature for these companies, interviews were conducted so, successful cases, could describe their experience and expose their evolutionary path until the acknowledgment that they have today as impactful players in the international market. Overall, as these companies found some constraints during their international expansion, they also found aid from the government and were able to become as important as many companies from bigger markets. The eagerness to expand can enable any company from the island to give this step, they just need to do their research work and keep fighting for European funds that can help overpass the natural borders of the sea.

Palavras-chave

Internacionalização
Internationalization
Ilha da Madeira
Madeira Island
Inovação -- Innovation

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo