Título
Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básico
Autor
Rodrigues, Margarida Pinheiro
Resumo
pt
Os filmes das princesas da Disney são ícones na vida de milhões de crianças. Estas
histórias e personagens influenciam os gostos das crianças e têm a capacidade de moldar o
pensamento destas. Desde os primeiros filmes da Disney, até à época atual, que estes são
considerados como veículos de estereótipos de género. As princesas da Disney são
representadas de forma estereotipada, podendo contribuir para a socialização de género das
crianças, nomeadamente nas representações dos ideais e papéis de género.
A presente dissertação propõe uma análise do modo como as crianças – raparigas e
rapazes – veem as princesas da Disney e em que medida se identificam com as mesmas.
Para tal, acionou-se o método quantitativo, com recurso ao inquérito por questionário. O
inquérito foi aplicado a uma amostra de 95 crianças, entre os oito e os 12 anos, provenientes
de duas escolas da região centro do país. O instrumento continha questões relacionadas com
a opinião e a relação destas crianças com os filmes e as princesas da Disney, e ao modo
como atuam em raparigas e rapazes.
A partir dos dados analisados foi possível compreender as assimilações que estas
crianças fazem dos estereótipos presentes nos filmes e como estes são, e não são,
reproduzidos nas suas brincadeiras e opiniões. Os dados permitiram perceber as diferenças
e as semelhanças entre géneros e como a evolução dos temas é notada e valorizada por
estas crianças. Desta forma, foi possível verificar a preferência destas crianças por princesas
da era moderna, existindo uma maior identificação com estas.
en
Disney princess films are an icon for millions of children. These stories and characters
influence children's tastes and can shape their thinking. Since Disney’s first films until the
present time, these movies are considered as vehicles for gender stereotypes. Disney
princesses are represented in a stereotypical way, and can contribute to the gender
socialization of children, particularly in the representations of gender ideals and roles.
This dissertation proposes an analysis of how children - girls and boys - see Disney
princesses and to what extent they identify with them. To this end, the quantitative method was
used, using a questionnaire survey. The survey was applied to a sample of 95 children,
between 8 and 12 years old, from two schools in the central region of the country. The
instrument contained questions related to the opinion and relationship of these children with
Disney movies and princesses, and the way they act in girls and boys.
From the data analysed it was possible to understand the assimilations that these
children make of the stereotypes present in the films and how these are, and are not,
reproduced in their games and opinions. The data allowed to understand the differences and
similarities between genders and how the evolution of the themes is noticed and valued by
these children. In this way, it was possible to verify the preference of these children for
princesses of the modern era, existing a greater identification with them.