Título
Out of school children in Guinea-Bissau
Autor
Špoljar, Mirna
Resumo
pt
Atualmente o valor da educação é altamente enfatizado, assim como a importância do
sistema educativo de qualidade. No entanto, existem actualmente disparidades significativas
em termos da qualidade dos sistemas educativos em todo o mundo. O objectivo desta tese é
extrair os principais factores que influenciam o abandono escolar na Guiné Bissau. Para
responder a esta questão, foi necessário fazer uma análise de dados secundários que foi depois
complementada com entrevistas. Os três entrevistados são especialistas da área da educação,
com uma experiência comprovada de trabalho em investigação e programas educativos na
Guiné-Bissau. A parte teórica da tese discute a história da educação, definição de crianças fora
da escola, e dá uma descrição geral sobre a Guiné-Bissau e o seu sistema educativo. Os
resultados mostraram como os factores que afectam o abandono escolar estão interligados e
interdependentes, o que os torna difíceis de dividir uns aos outros, embora os principais factores
extraídos incluam principalmente o valor da educação dos pais e das crianças, atitudes em
relação à educação das raparigas, formação e antecedentes dos professores, e estrangulamentos
financeiros. Os resultados estão a mostrar como tem havido melhorias nas matrículas escolares
na Guiné Bissau, contudo ainda está longe de atingir o seu objectivo.
Para enfrentar todos os factores que influenciam o abandono escolar, especialistas,
educadores e criadores de programas devem continuar a desenvolver estratégias e incentivos
claros que possam depois ajudar a resolver a questão das Crianças Fora da Escola.
en
In today's world, the value of education is highly emphasized, as is the importance of
the quality educational system. Nonetheless, there are significant disparities in terms of the
quality of educational systems around the world. The purpose of this thesis is to extract main
factors influencing school dropout in Guinea-Bissau. To answer to this question, it was
necessary to do a secondary data analysis which was then complimented with interviews. The
three interviewees are experts from the field of education, with a proven experience of working
on educational research and programs in Guinea-Bissau. The theoretical part of the thesis
discusses history of education, definition of out of school children, and it gives an overall
description on Guinea-Bissau and its educational system. Results showed how the factors
affecting school dropout are interconnected and interdependent, which makes them hard to
divide form each other, however main factors extracted, mainly include parent’s and children’s
value of education, attitudes towards girls’ education, teachers training and background, and
financial bottlenecks. Results are showing how there has been improvement in school
enrolment in Guinea-Bissau, however it is still far away from reaching its goal.
To tackle all factors influencing school dropout, experts, educationalists, and
programme developers should continue developing clear strategies and incentives which can
then help in solving the issue of Out of School Children.