Título
Crenças e atitudes de profissionais de educação relativamente ao direito de participação das crianças em contexto de educação de infância
Autor
Luna, Rebecca Malafaia
Resumo
pt
O presente estudo, de caráter exploratório, pretendeu avaliar as características psicométricas de uma medida de avaliação das crenças e atitudes dos profissionais de educação em relação ao direito de participação das crianças, no contexto de educação de infância. Participaram 75 profissionais de educação de infância de Portugal, que para além das suas crenças e atitudes também reportaram as suas práticas de participação e as suas crenças de modernidade. Relativamente às crenças e atitudes sobre participação, os resultados sugeriram a existência de duas componentes: Importância e Reconhecimento da Participação e Práticas do Adulto para a Expressão e Tomada de Decisão da Criança. Verificou-se uma associação positiva entre ambas as componentes e a dimensão das práticas de Expressão e Responsabilidade da Criança, e ainda uma associação positiva entre as componentes e as crenças de modernidade dos profissionais. Não foram encontradas associações entre as componentes das crenças e atitudes e a idade ou os anos de experiência, nem diferenças em função do tipo de instituição em que os profissionais exercem funções. Este estudo, cujos resultados e implicações são discutidos, fornece um primeiro contributo para o estudo das crenças e atitudes dos profissionais de educação de infância portugueses relativamente à participação das crianças.
en
This explorational study aims to assess the psychometric characteristics of an evaluative tool. The tool measures the beliefs and attitudes of professional early childhood educators regarding children's right to participate in the context of their kindergarten. The study consists of 75 early-years educators from Portugal who reported on, in addition to their beliefs and attitudes, their current child participation practices and their conceptions of modern practices. With respect to their beliefs and attitudes regarding participation, the results suggested the existence of two key components: the Importance and Recognition of Participation; and the Adult Methods for Child Expression and Decision Making. The results demonstrated a positive association between both components and the dimension of the practices of Child Expression and Responsibility. There was also a positive association between these two components and the beliefs expressed by the educators on modern practices. No associations were found between the components of beliefs and attitudes; age; years of experience; or differences in terms of the type of institution in which the educators work. The discussion centres around the results and implications of this study, providing an initial contribution to the research area of Portuguese educator´s beliefs and attitudes regarding child participation in early childhood education settings.