Título
O novo modelo de formação e treino dos comerciais e agentes exclusivos de uma seguradora
Autor
Ferreira, Marta Graça
Resumo
pt
A presente tese foi realizada para responder à necessidade de melhoria da formação da equipa
de comerciais e agentes exclusivos de uma seguradora. Deste modo, procedeu-se à construção
do novo modelo de formação e treino. Esta necessidade de melhoria da formação e treino surge
no sentido de capacitar a equipa comercial e os agentes exclusivos para enfrentarem os desafios
que estamos a vivenciar hoje e no futuro. A forte concorrência no mercado segurador do ramo
vida, a entrada de novos operadores, a redução do rendimento disponível das famílias e, a
ambição da seguradora em continuar a crescer reforça a ideia da necessidade de um novo
modelo de formação e treino em vendas.
Para a construção do novo modelo elaborou-se um estudo onde se recorreu a uma pesquisa
quantitativa através do uso de questionários. Deste modo, procedeu-se à realização do
tratamento dos dados onde o estudo se revelou bastante útil para a seguradora, levando à
implementação do novo modelo no início de dezembro deste ano.
Para sustentar este projeto efetuou-se uma revisão de literatura científica relacionada com
o tema. Posteriormente realizou-se o diagnóstico situacional da seguradora, que se posiciona
no mercado como especialista em soluções de proteção pessoal e familiar. Na sequência da
recolha dos dados procedeu-se à respetiva análise onde se observa uma correspondência com
os objetivos definidos. Para se implementar o projeto delineou-se o cronograma e definiu-se
métricas de controlo. Por último, finaliza-se a tese com as suas conclusões e limitações.
en
The main goal of this master's thesis is to improve the training model of the sales force and the
exclusive agents of an Insurance Company. In this way, the construction of the new training
model was truly relevant. This need to improve the training model arises to prepare the sales
force and agents to face the challenges they are experiencing today and in the future. The intense
competition in the market, the entry of new operators, the reduction of family’s income, and
the ambition of the company to keep on growing, increase the importance of a new sales training
program.
For the construction of the new sales model, it was important to elaborate a study with the
sales force and agents engagement. The data were collected through a survey and were
processed. The conclusions were extremely useful to improve the sales team and agents skills,
so the implementation will begin in December.
To support this project, a review of the scientific literature related to the topic was carried
out. It was also made a situational diagnosis of the company, that position itself in the market
as personal and family protection. Following the analysis of the data collected, there were a
correspondence between the main and the specific goals and the information from the study.
To implement the new sales model a schedule and control measures were set up. This project
end with its main conclusions and its limitations.