Teses e dissertações

Mestrado
Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade
Título

Gestão de resíduos de baterias de veículos elétricos rodoviários no contexto europeu

Autor
Tavares, Bárbara Mendes
Resumo
pt
A gestão de resíduos de baterias de veículos elétricos (VE) emergiu como uma questão de crescente relevância na atualidade. O aumento exponencial na adoção de VE, motivado pela procura por soluções de transporte mais limpas e sustentáveis, fez prever a necessidade de desenvolver soluções de gestão de resíduos de baterias de VE. Esta temática é particularmente relevante para o continente europeu, quando comparada aos outros dois maiores mercados mundiais de VE, a China e os Estados Unidos da América. A Europa tem forte compromisso com a proteção do meio ambiente, está na vanguarda das políticas ambientais e da economia circular, é o segundo maior mercado de VE e não tem domínio de terras raras, pelo que a gestão adequada dos resíduos de baterias permitira reduzir a dependência da importação de materiais de países estrangeiros, nomeadamente metais raros. Esta dissertação pretende explorar os desenvolvimentos de soluções de gestão de resíduos de baterias, procurando compreender os impactos económicos, ambientais e sociais da gestão de resíduos de baterias de VE rodoviários, bem como as políticas existentes e o seu papel no estímulo à gestão responsável desses resíduos na Europa. Para tal, foram analisados 58 projetos de investigação e desenvolvimento financiados pela Comissão Europeia, relacionados com a redução, reutilização, reciclagem e/ou recuperação de resíduos de baterias de VE. A análise dos projetos incluiu a avaliação do financiamento atribuído a cada país e entidade participante, bem como a cada tipo de ação (redução, reutilização, reciclagem e/ou recuperação). Além disso, foram examinados os documentos dos projetos para identificar os resultados obtidos e os impactos gerados. A pesquisa revelou que os países que mais se destacaram na busca por soluções inovadoras na gestão de resíduos de baterias de VE são países com forte presença da indústria automóvel, como a Alemanha, França e Itália, bem como países com forte compromisso ambiental e foco na transição para energias renováveis, como a Suíça, Suécia e Noruega. Os resultados indicam ainda que os projetos se concentram no desenvolvimento de novas tecnologias de baterias, visando designs sustentáveis, aumento da eficiência e durabilidade das baterias, uso de materiais mais leves, recicláveis e com menor impacto ambiental. Essas descobertas estão alinhadas com as prioridades da União Europeia na redução de resíduos e promoção da circularidade das baterias.
en
Electric vehicle (EV) battery' waste management has emerged as an area of increasing relevance today. The exponential increase in EV adoption, driven by the search for cleaner and more sustainable transport solutions, has led to the need to develop EV battery waste management solutions. This theme is particularly relevant for the European continent, when compared to the other two largest EV markets in the world, China and the United States of America (USA). Europe has a strong commitment to protecting the environment and is at the forefront of environmental policies and the circular economy. Besides, Europe is the second largest EV market and does not have domain of rare earths, meaning that adequate management of battery waste will help to reduce the dependence on the import of materials from foreign countries. This dissertation explores the developments in battery waste management solutions, seeking to understand the economic, environmental and social impacts of EV battery waste management, as well as existing policies and their role in encouraging responsible management of this waste in Europe. To this end, 58 research and development projects funded by the European Commission, related to the reduction, reuse, recycling and/or recovery of waste EV batteries, were analyzed. The analysis of the projects included the evaluation of the financing allocated to each country and participating entity, as well as to each type of action (reduction, reuse, recycling and/or recovery). Furthermore, project documents were examined to identify the results obtained and the impacts generated. The research revealed that the countries that stood out most in the search for innovative solutions in the management of EV battery waste are countries with a strong presence of the automotive industry, such as Germany, France and Italy, as well as countries with a strong environmental commitment and focus on transition to renewable energy, such as Switzerland, Sweden and Norway. The results also indicate that the projects focus on developing new battery technologies, aiming for sustainable designs, increasing the efficiency and durability of batteries, and using lighter, more recyclable materials with less environmental impact. These findings aligned with the European Union's priorities on reducing waste and promoting battery circularity.

Data

04-jan-2024

Palavras-chave

Gestão de resíduos
Economia circular - Circular economy
Veículo eléctrico -- Electric vehicle
Bateria de íon-lítio
Lithium-ion battery

Acesso

Acesso livre

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