Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

A utilização do Instagram durante o confinamento: O caso dos principais clubes desportivos Portugueses

Autor
Miguel, Laura Brites
Resumo
pt
Nos últimos anos começaram a surgir na Internet várias plataformas dedicadas à comunicação e partilha de conteúdos às quais os indivíduos começaram a aderir em massa. Consequentemente, ao entenderem a crescente popularidade dos sites de redes sociais, muitas empresas e entidades começaram a juntar-se também a estas plataformas de forma a comunicarem mais fácil e diretamente com os seus clientes. Com o surgimento do Coronavírus e devido ao confinamento a este associado, as redes sociais online destacaram-se como principais formas de comunicar, mas também como formas de distração por parte daqueles que se viram obrigados a ficar em casa. Neste sentido, o principal objetivo da presente dissertação passa por entender como os três principais clubes desportivos portugueses utilizaram a plataforma Instagram para se comunicarem com os seus adeptos durante o período de confinamento e de suspensão de atividades desportivas que ocorreu na reta final da época 2019/2020. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórica sobre Comunicação e Redes Sociais Online de forma a aprofundar conhecimentos sobre a utilização e importância destas plataformas atualmente, sendo posteriormente analisadas as estratégias utilizadas por cada um dos clubes durante o intervalo analisado. Através desta análise foi possível entender que, apesar de se focarem em diferentes estratégias, os clubes desportivos demonstraram uma preocupação em manter vivo o sentimento de pertença dos adeptos, enquanto, simultaneamente, se tornaram importantes promotores de saúde pública, apelando ao cumprimento de regras sanitárias. Desta forma, a utilização do Instagram revelou-se bastante importante quer para os clubes, quer para os próprios adeptos.
en
Several platforms dedicated to communication and content sharing emerged on the Internet that individuals started to join massively in recent years. Consequently, understanding the growing popularity of social networking sites, many companies and entities also started to join these platforms to communicate easier and directly with their customers. Due to the emergence of the Coronavirus and the lockdown associated with it, online social networks stood out as the primary forms of communication and distraction for those who had to stay at home. In this sense, the main objective of this dissertation is to understand how the three major Portuguese sports clubs used the Instagram platform to communicate with their fans during the confinement and suspension of sports activities that occurred in the final stretch of the 2019/2020 season. To this end, we developed theoretical research on Communication and Online Social Networks to deepen knowledge about the use and importance of these platforms today. Afterward, we analyzed the strategies used by each club during the considered range. Through this research it was possible to understand that, despite focusing on different strategies, the sports clubs showed concern about remaining close to the supporters, while simultaneously becoming important promoters of public health, calling for compliance with health rules. Thus, Instagram proved to be relevant for both clubs and their supporters.

Data

06-dez-2022

Palavras-chave

Redes sociais online
Instagram
Comunicação -- Communication
Media sociais -- Social media
Desporto -- Sport
Pandemia -- Pandemic

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo