Título
A digitalização aplicada às organizações: Um novo paradigma para as funções de RH no setor das TI
Autor
Borges, Sylvie Martins
Resumo
pt
Num mundo tão globalizado como este que vivemos, observamos profundas mudanças,
principalmente nas organizações, onde são criados constantemente processos estratégicos e de
gestão com o objetivo de expandir as mesmas continuamente. Uma organização conseguirá
sair vitoriosa destes processos caso se consiga adaptar à mudança e apresente a capacidade de
responder às necessidades atuais, o que depende, inevitavelmente, da gestão do seu capital
humano, mas também da introdução de ferramentas digitalizadas.
Neste sentido, a presente dissertação focou-se essencialmente em temáticas da atualidade
relacionadas com a digitalização de funcionalidades como vantagem competitiva para as
organizações e o seu impacto para colaboradores de diferentes áreas associadas: Recursos
Humanos e Tecnologias da Informação. A análise teórica complementou a análise de dois
Estudos, um focado numa conhecida organização e outro que deu continuidade ao primeiro.
Assim, este estudo encontra-se dividido em 4 capítulos. O primeiro aspeto será um
levantamento teórico dos principais temas em análise, essenciais ao entendimento do estudo.
De seguida, serão abordados dois Estudos que se interligam entre si: um que estuda todo o
processo para atingir uma digitalização empresarial, com os devidos construtos criados por dois
grupos profissionais diferentes e outro que segue esta linha de pensamento para compreender
a perceção dos participantes (três grupos profissionais diferentes) e compreender o que de facto
poderá ser valorizado.
Por último, serão apresentadas as principais conclusões, bem como limitações ao estudo,
definindo-se também algumas sugestões que poderão ser essenciais para investigações futuras.
en
In a world as globalised as the one we live in, we are experiencing profound changes, especially
in organisations, where strategic and management processes are constantly being created with
the aim of continually expanding them. An organisation will be able to emerge victorious from
these processes if it can adapt to change and present the capacity to respond to current needs,
which inevitably depends on the management of its human capital, but also on the introduction
of digitalised tools.
Therefore, this dissertation focused essentially on current challenges related to the
digitalisation of functionalities as a competitive advantage for organisations and its impact on
employees in different associated areas: Human Resources and Information Technology. The
theoretical analysis complemented the analysis of two studies, one focused on a well-known
organisation and the other which continued the first.
This study is divided into four chapters. The first aspect will be a theoretical aspect of the
main themes being analysed, which are essential to understanding the study. Next, two
interconnected studies will be discussed: one that studies the whole process of achieving
corporate digitalisation, with the appropriate constructs created by two different professional
groups, and another that follows this line of thought to understand the perceptions of the
participants (three different professional groups) and to understand what can actually be valued.
Lastly, the main conclusions and limitations of the study will be presented, as well as some
suggestions that could be essential for future research.