Título
Organization health climate role on work engagement and promotive behavior
Autor
Xianran Huang
Resumo
pt
À medida que o mundo do trabalho se torna mais globalizado, é imperativo que as organizações
se mantenham a par das mudanças e inovem para continuarem eficientes e relevantes. Neste
cenário dinâmico, é crucial cultivar uma cultura em que os trabalhadores têm voz e estão
empenhados. A voz, que é quando os trabalhadores partilham seus pensamentos, preocupações
ou propostas, combinada com o engagement, onde os trabalhadores estão profundamente
dedicados às suas tarefas, são fundamentais para promover a flexibilidade e a criatividade
organizacional. Ao promoverem esses elementos, as empresas podem aproveitar de forma mais
eficaz o conhecimento coletivo e a adaptabilidade necessárias para enfrentar os complexos
desafios e perspetivas do mundo empresarial atual. A investigação tem revelado que os
recursos do trabalho estão positivamente relacionados com o engagement no trabalho e a voz
promotiva. Além disso, é sugerido que o engagement no trabalho desempenha um papel
mediador entre os recursos do trabalho e a voz promotiva. O presente estudo explorou a relação
entre três recursos de trabalho - clima de saúde, apoio do supervisor e apoio dos colegas de
trabalho - e o seu impacto no engagement no trabalho, bem como na voz promotiva.
Posteriormente, testou-se o papel mediador do engagement no trabalho na relação entre os
recursos do trabalho e a voz promotiva. Para tal, foi realizado um estudo quantitativo (N = 371)
com trabalhadores de uma empresa multinacional portuguesa. Todas as três hipóteses foram
parcialmente confirmadas. A hipótese 1 foi parcialmente confirmada, com excepção para o
apoio dos colegas de trabalho, os outros dois recursos de trabalho revelaram estar
positivamente relacionados com o engagement no trabalho. A hipótese 2 também foi
parcialmente confirmada, apenas o apoio do supervisor revelou estar positivamente
relacionado com a voz promotiva. Em relação à Hipótese 3, o engagement no trabalho medeia,
parcialmente, significativamente as relações, indicando que um aumento no clima de saúde e
no apoio ao colega de trabalho está relacionado a um aumento no engagement no trabalho, que,
por sua vez, está positivamente relacionado com a voz promotiva.
en
As the professional world becomes more globalized, it’s imperative for organizations to stay
abreast of changes, and innovate to ensure they remain efficient and relevant. In this dynamic
setting, cultivating a culture where employees speak up and remain invested is crucial. Voice,
which is when employees share their thoughts, worries, or proposals, combined with
engagement, where workers are deeply connected and devoted to their tasks, are pivotal in
fostering organizational flexibility and creativity. By championing these elements, companies
can more effectively tap into the collective wisdom and adaptability required to tackle the
complex challenges and prospects of today’s business landscape. Studies have indicated that
job resources are positively related with work engagement and promotive voice. In addition,
work engagement plays a mediating role between job resources and promotive voice. This
research explored the relation between three job resources - health climate, supervisor support,
and coworker support - and their impact on work engagement as well as promotive voice.
Afterwards, it tested the mediating role of work engagement between job resources and
promotive voice. To do that, a quantitative study was conducted (N = 371) with employees
work in a Portuguese multinational company. All the three hypotheses were partial confirmed
by this research. Hypothesis 1 was partially confirmed; aside from coworker support, the other
two job resources are positively related to work engagement. Hypothesis 2 was also partially
confirmed; only supervisor support is positively related to promotive voice. Regarding
Hypothesis 3, work engagement significantly partially mediates the relationships, indicating
that an increase in health climate and coworker support is related to an increase in work
engagement, which, in turn, is positively related to promotive voice.