Título
A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro Reich
Autor
Moraes, Mariana Souza
Resumo
pt
No início do século XX, na Alemanha, ocorreram profundas transformações sociais, especialmente no que se refere aos papéis desempenhados por mulheres na esfera pública. Essas mudanças desafiaram os meios de comunicação do país a se adaptarem a uma audiência cada vez mais feminina e consciente de seu papel na sociedade. É nesse contexto de ruptura sociopolítica que esta pesquisa se insere. Uma hipótese inicial sugere que a experiência democrática vivida na República de Weimar, que concedeu igualdade constitucional às mulheres, não conseguiu superar os aspectos sexistas, nacionalistas e racistas que persistiam na Alemanha e que foram apropriados e manipulados pelo movimento Nacional-Socialista. Assim sendo, realizou-se análise comparativa da transição do papel da mulher dentro da obra cinematográfica da argumentista Thea von Harbou, que abarca essas duas épocas. A partir de uma análise do discurso Foucauldiana, este trabalho conclui que, ao subjugar o ideal feminino a uma lógica biológica na sociedade, neste caso, racista e sexista, o Nacional-Socialismo utilizou a imagem e os papéis das mulheres para promover seus objetivos e ideais, influenciando significativamente a construção da identidade de género na Alemanha durante esse período crítico da história.
en
At the beginning of the 20th century, profound social transformations occurred in Germany, especially concerning the roles of women in the public sphere. These changes challenged the country's media to adapt to an increasingly female audience, conscious of its role in society. It is in this context of sociopolitical upheaval that this research is situated. An initial hypothesis suggests that the democratic experience lived in the Weimar Republic, which granted constitutional equality to women, did not manage to overcome the sexist, nationalist, and racist aspects that persisted in Germany and were appropriated and manipulated by the National Socialist movement. This dissertation comparatively analyzes the transition of women's roles within the cinematic works of the screenwriter Thea von Harbou, which encompass these two time-frames. Through a Foucauldian discourse analysis, this study concludes that, by subjugating the feminine ideal to a biological logic of society – in this case, one that was racist and sexist –, National Socialism used women's image and roles to promote its goals and ideals, significantly influencing the construction of gender identity in Germany during this critical period of history.