Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Sistemas de Informação
Título

Geração Z + e-commerce= ♥? Estudo sobre a aceitação do e-commerce pela geração Z

Autor
Duarte, Carolina Tavares
Resumo
pt
O comércio eletrónico é definido como o processo de compra e venda online, que nos últimos anos tem apresentado um grande crescimento. O e-commerce está a tornar-se popular nas gerações mais jovens. Este é o caso da Geração Z, uma geração mais tecnológica, que se tornará o principal grupo de consumidores nos próximos anos. Apesar dos resultados positivos referentes a esta prática, não foram atingidos os resultados esperados para chamado mundo ocidental, em que Portugal se insere. Deste modo, o principal objetivo desta investigação consiste em compreender a aceitação do e-commerce por parte da Geração Z em Portugal. Sendo a natureza deste estudo quantitativa, o método utilizado para recolha de dados foi o questionário, com base em um modelo conceptual previamente proposto, desenvolvido por nós com base na revisão de literatura – que igualmente nos permitiu definir as dimensões, e respetivas relações de causalidade, operacionalizadas nesse modelo. Foram obtidas 401 respostas válidas ao questionário, que foram analisadas através das ferramentas SmartPLS 4 e IBM SPSS Statistics. Os resultados obtidos permitiram responder aos objetivos propostos, após verificação das hipóteses esboçadas e validação do modelo concetual. Com este estudo é também possível definir um perfil de consumidor digital da Geração Z em Portugal.
en
E-commerce is defined as the process of buying and selling online, which has seen great growth in recent years. E-commerce is becoming popular among younger generations. This is the case of Generation Z, a more technological generation, which will become the main group of consumers in the coming years. Despite the positive results regarding this practice, the expected results for the so-called Western world, in which Portugal is located, were not achieved. Therefore, the main objective of this research is to understand the acceptance of e-commerce by Generation Z in Portugal. As the nature of this study is quantitative, the method used to collect data was the questionnaire, based on a previously proposed conceptual model, developed by us based on the literature review – which also allowed us to define the dimensions, and respective causal relationships. , operationalized in this model. 401 valid responses to the questionnaire were obtained, which were analyzed using the SmartPLS 4 and IBM SPSS Statistics tools. The results obtained allowed us to respond to the proposed objectives, after verifying the outlined hypotheses and validating the conceptual model. With this study it is also possible to define a digital consumer profile of Generation Z in Portugal.

Palavras-chave

Consumidor online
Comércio eletrónico -- E-commerce
Aceitação tecnológica
Online consumer
Geração Z -- Z Generation
Technological acceptance

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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