Título
The influence of green marketing mix on the sustainable consumer behaviour of gen Z: The attendance at festivals
Autor
Ferreira, Mariana Tomé de Sousa Carvalho
Resumo
pt
Esta dissertação examina a influência do marketing mix sustentável no comportamento de
consumo sustentável da Geração Z, centrando-se na sua decisão de comparecer em festivais.
À medida que as preocupações ambientais aumentam, os organizadores de festivais
implementam mais estratégias de marketing sustentável para apelar às preferências eco
conscientes da Geração Z. O objetivo deste estudo é determinar de que forma o processo de
decisão da Geração Z, ao selecionar os festivais a que vai assistir, é influenciado pelos
componentes do marketing mix ecológico, que incluem o produto, o preço, o local e a
promoção.
Para este estudo, foi realizado um inquérito que recolheu 97 respostas válidas. Os dados
do inquérito foram analisados utilizando o SPSS para identificar as relações entre os elementos
do marketing ecológico e o comportamento sustentável dos consumidores. A análise revelou
que a decisão dos festivais de oferecerem produtos ecológicos (por exemplo, materiais
sustentáveis, como copos reutilizáveis) e os métodos de promoção da sustentabilidade desses
mesmos festivais (por exemplo, uma comunicação transparente das práticas ambientais) têm
impacto nas decisões de participação no festival.
Os resultados sugerem que, embora todos os elementos do marketing mix ecológico
desempenhem um papel na formação do comportamento sustentável dos consumidores, alguns
são mais influentes do que outros. Com esta investigação, e apesar de se tratar do estudo de um
nicho, podem tirar-se conclusões que eventualmente ajudarão os profissionais de marketing a
pôr em prática medidas para atrair mais espectadores para os festivais, uma vez que, como
demonstrado, as práticas de sustentabilidade influenciam o seu comportamento.
en
This dissertation examines the influence of the green marketing mix on the sustainable
consumer behaviour of Generation Z, focusing on their attendance at festivals. As
environmental concerns grow, festival organisers are increasingly implementing green
marketing strategies to appeal to the eco-conscious preferences of Gen Z, a generation known
for its environmental awareness. The purpose of this study is to determine how Gen Z's
decision-making process, when selecting which festivals to attend, is influenced by the
components of the green marketing mix, which include product, price, place, and promotion.
To investigate this, a survey was conducted, collecting 97 valid responses from Gen Z
festivalgoers. The survey data was analysed using SPSS to identify relationships between green
marketing elements and sustainable consumer behaviour. The analysis revealed that the
decision by festivals to offer green products (e.g. environmentally friendly materials such as
reusable cups) and the promotion methods of those same festivals being sustainable (e.g. if
there is transparent communication of environmental practices) have a strong impact on festival
attendance decisions.
The results suggest that while all elements of the green marketing mix play a role in shaping
sustainable consumer behaviour, some are more influential than others in the context of festival
attendance. Despite being a specialized study, the findings from this research can assist
marketing teams in implementing green marketing mix strategies to increase festival
attendance, as research has demonstrated the impact of sustainability practices on consumer
behaviour.