Título
Comércio eletrónico: As novas dinâmicas de experiência do consumidor online decorrentes da pandemia da Covid-19 (em Portugal)
Autor
Gaiola, Inês Sofia Duarte
Resumo
pt
Perante uma sociedade em rede, cada vez mais, desenvolvida e globalizada deparamo-nos com novas dinâmicas sociais que auxiliam o desenvolver de várias investigações académicas e científicas. Atualmente, a utilização massiva de aparelhos tecnológicos modifica em muito, não só a maneira de viver, como de consumir. Em pleno século XXI deparamo-nos com um tipo de consumidor mais exigente, mais qualificado e sobretudo, mais tecnológico.
Certo e verdade que muito se diz acerca da influência da pandemia de Covid-19, no aumento das compras online e com este trabalho queremos perceber exatamente se esta é ou não uma tendência que se verifica, e o que de facto mudou nas novas dinâmicas de experiência do tal, novo consumidor.
Desta forma, para a obtenção de um produto final mais rico, sobre a temática “Comércio Eletrónico: As novas dinâmicas de experiência do consumidor online decorrentes da pandemia da Covid-19 (em Portugal)”, recorreu-se a duas dimensões de pesquisa – qualitativa e quantitativa. Primeiramente, estudámos o que foi dito por autores e investigadores entendidos nesta mesma temática e de seguida avançámos rumo à concretização ou não dos objetivos propostos, com recurso ao inquérito por questionário online.
Conseguimos, com o auxílio de 120 participantes, não só cumprir os objetivos propostos, como ainda através do cruzamento de algumas variáveis, descobrir novas dinâmicas, possíveis de desenvolver mais aprofundadamente em futuras investigações e estudos.
en
In an increasingly developed and globalized networked society, we are faced with new social dynamics that help to unveil various academic and scientific investigations. Currently, the massive use of technological devices is changing not only the way we live, but also the way we consume. In the 21st century we are facing more demanding, more qualified, and above all, technological consumers.
It is true that much is said about the influence of the Covid-19 pandemic in the increase of online shopping, and with this work we want to understand exactly whether or not this is a trend that is occurring, and what in fact has changed in the new dynamics of the experience of such a new consumer.
Thus, in order to obtain a richer final product on the theme "E-Commerce: The new dynamics of online consumer experience arising from the Covid-19 pandemic (in Portugal)", we used two dimensions of research - qualitative and quantitative. First, we studied what was said, by authors and researchers who understand this same theme and then we move towards the achievement or not of the proposed objectives, using the online questionnaire survey.
With the help of 120 participants, we were able not only to fulfill the proposed objectives, but also, by crossing some variables, to discover new dynamics, possible to develop further in future investigations and studies.