Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Comportamento do consumidor: Produtos sustentáveis em tempos de crise económica

Autor
Varela, Nicole Alexandra Claro
Resumo
pt
Os produtos sustentáveis, têm demonstrado uma tendência contínua e crescente, pois há cada vez mais indivíduos com preocupações e conscientização sobre a temática das alterações climáticas, da sustentabilidade e com o intuito de fazer a diferença. Este tipo de comportamento é essencial de maneira a garantir que as necessidades atuais são respondidas, sem colocar em questão as necessidades futuras. Os produtos sustentáveis alimentares, são os mais adquiridos pelo consumidor português e é importante compreender quais os fatores que demonstram maiores riscos para o consumo destes produtos. O foco da presente tese passa por compreender se a crise económica apresenta um risco para o comportamento do consumidor, mais especificamente, no que diz respeito a produtos alimentares sustentáveis, sendo que vão ser avaliadas variáveis como a conscientização e preocupação, a disponibilidade, a geração, a intenção de compra, o preço e a crise económica em Portugal. A fim de analisar as mesmas foi realizada uma recolha de dados através de um método quantitativo (questionário), que teve por base 6 hipóteses, formuladas a partir da revisão da literatura. Neste sentido, foi utilizado o software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 28.0.0, para uma compreensão mais aprofundada das correlações entre variáveis, por meio de testes não paramétricos, mais especificamente o teste da razão de verossimilhanca. Posto isto, os resultados apurados demonstraram que tanto a conscientização e preocupação sobre a temática da sustentabilidade, como a geração, podem influenciar o comportamento do consumidor na aquisição de produtos sustentáveis.
en
Sustainable products are proving to be an ongoing and growing trend, as more and more people are concerned and aware of the issue about climate change, sustainability and making a difference. This type of behavior is essential in order to ensure that current needs are met, without calling future needs into question. Sustainable food products are the ones most commonly purchased by portuguese consumers and it is important to understand which factors show the highest risks for the consumption of these products. The focus of this thesis is to understand whether the economic crisis presents a risk to the consumer behavior, more specifically for sustainable food products. Variables such as awareness and concern, availability, generation, purchase intention, price and the economic crisis in Portugal will be evaluated. In order to analyze this, data was collected using a quantitative method (questionnaire), based on 6 hypotheses formulated from the literature review. The statistical software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), version 28.0.0, was used to gain a deeper understanding of the correlations between variables, using non-parametric tests, specifically the likelihood ratio test. Therefore, the results show that both awareness and concern about sustainability and generation can influence consumer behavior when it comes to purchasing sustainable products.

Palavras-chave

Sustainable products
Produtos sustentáveis
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Crise económica -- Economic crisis
Sustentabilidade -- Sustainability

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo