Título
Procedimentos de aprovisionamento em cuidados de saúde primários: um estudo de caso
Autor
Alves, Andreia Alexandra Mendes Ribeiro Pereira
Resumo
pt
Uma boa gestão de stocks nas organizações prestadoras de cuidados de saúde é fundamental, pois os erros que ocorrem nesta área refletem-se no desempenho dos profissionais de saúde e, consequentemente, na própria saúde dos utentes. As unidades funcionais, por prestarem um serviço direto ao utente, devem ter esta preocupação em especial.
A atribuição de autonomia de gestão às unidades funcionais, após a reforma dos cuidados de saúde primários, permite o desenvolvimento de estratégias de controlo de stocks. No entanto, os responsáveis pelo aprovisionamento nestas unidades, usualmente profissionais de saúde, não dispõem dos recursos necessários para a implementação das mesmas.
Com o presente estudo pretende-se caraterizar os processos e procedimentos envolvidos no abastecimento de uma Unidade de Saúde Familiar, de forma a identificar oportunidades de melhoria e apresentar uma proposta de satisfação das necessidades encontradas. Para atingir este objetivo optou-se pelo método de estudo de caso.
A análise da informação recolhida revelou problemas no âmbito do controlo das existências e dos consumos de material, assim como no seu fornecimento, o que origina, no primeiro caso, incerteza quanto às quantidades armazenadas e necessidades existentes, e no segundo caso, rotura ou acumulação de material desnecessário.
A aplicação do modelo proposto pode trazer vantagens para a USF em estudo e, no longo prazo, para a própria cadeia de abastecimento. Este modelo pretende ser uma ferramenta que facilite o registo dos movimentos do material de consumo clínico, promova a realização de encomendas baseadas nas necessidades imediatas da USF, e fomente a redução do volume das encomendas, assim como a rotatividade dos stocks.
en
A good stock management in healthcare organizations is crucial because the mistakes that occur in these types of services influence the performance of health professionals and hence the health of the patients. Functional units should have this particular concern since they provide a direct service do patients.
Granting management autonomy to functional units, after the reform of primary health care, offers a window of opportunity for the development of strategies concerning inventory management. However, people responsible for supplies in these organizations are usually health professionals, who lack the resources needed for the implementation of these procedures.
The present study aims to characterize the processes and procedures involved in the supply of a Family Health Unit, in order to identify opportunities for improvement and submit a proposal for meeting the needs found. To achieve this goal was adopted the case study method.
Data analysis revealed problems regarding the control of inventories and material consumption, as well as in their supply, causing, in the first case, uncertainty about the quantities stored and needs and, in the second case, rupture or accumulation of unnecessary material.
The application of the proposal could provide benefits for the health unit studied and, in the long term, for the supply chain itself. This model aims to be a tool to facilitate the registration of clinical material movements, to promote the placement of orders based on the immediate needs of the unit, and to reduce of the volume of orders, as well as the turnover of stocks.