Título
A relação entre a responsabilidade social e o envolvimento no trabalho: explorando o papel do significado do trabalho e da participação em programas de voluntariado empresarial
Autor
Santos, Milene Gonçalves dos
Resumo
pt
Recorrer a práticas de Responsabilidade Social Organizacional (RSO) é cada vez mais uma prática comum por parte das organizações e um dos temas de pesquisa em crescente evolução no campo académico. Contudo, vários estudos apontam que a investigação direcionada para relação entre a RSO e as atitudes dos colaboradores é escassa. Tendo em conta os novos paradigmas da investigação, pretende-se primeiramente analisar a relação entre a Perceção de RSO e o Envolvimento no Trabalho. Seguidamente explorar, por um lado, o papel da influência da participação dos colaboradores em Programas de Voluntariado Empresarial (PVE) e, por outro, o papel do Significado do Trabalho nessa relação. Com o intuito de explorar este modelo, foi dirigido um inquérito (papel e online) a 219 colaboradores de três empresas com PVE no sector da Indústria e Serviços. Os resultados demonstraram que a perceção de práticas de RSO nas dimensões Trabalhadores e Comunidade e Ambiente se encontram positivamente associadas ao Envolvimento no Trabalho. Verificou-se também que a condição de participação em PVE condiciona apenas a relação entre a perceção RSO Comunidade e Ambiente e o Significado do Trabalho. Assim, o incentivo por parte das empresas nestas práticas e, consequente participação dos seus funcionários, terá consequências positivas para a comunidade envolvente e com repercussões tanto para os colaboradores como para as próprias instituições. O estudo permite reforçar a importância da perceção das práticas de RSO adotadas, expandindo simultaneamente a investigação ao nível do impacto do Significado do Trabalho e da participação em PVE.
en
Corporate Social Responsibility (CSR) practices are becoming increasingly common for organizations and a research topic in the academic investigation. However, many studies show that research concerning the relationship between CSR and employee attitudes is limited. Given the new paradigms in research, the present study is primarily intended to analyze the relationship between CSR perception and Work Engagement. Then, both the influence of employee participation in Corporate Volunteer Programs (CVP) and the role of Work Meaningfulness in that relation are to be explored. In order to explore this model of research, a survey was conducted (on paper-and-pencil and online) with 219 employees from three companies with CVP in the Industry and Services sector. The results show that the perception of CSR practices in the Workers and Community and Environment dimensions are positively associated with Work Engagement. It was also clear that the CVP Participation only determines the relationship between the perception of CSR Community and Environment and Meaningfulness. Thus, the companies’ incentives in these practices and, consequently the participation of its employees, will have positive consequences for the surrounding community with repercussions for employees and institutions themselves. This study allows to reinforce the importance of CSR practices perception, while expanding research on the impact of Meaningfulness and CVP participation.