Teses e dissertações

Mestrado
Título

Gestão de talento no setor IT: Perceções de cultura e outros antecedentes de performance

Autor
Emílio, Inês Marques
Resumo
pt
O desenvolvimento vigoroso dos processos de Gestão, consequência inevitável da evolução digital, conduz a transformações organizacionais, quer ao nível das suas dinâmicas de funcionamento, quer na identificação com a sua própria cultura, nos diferentes setores do mercado. Estas transformações globais afetam particularmente a área IT, dificultando as suas práticas de recrutamento. Com intenção de atualizar a literatura científica existente e os conceitos nela explorados, respeitantes aos fluxos de talento, pretende-se, com esta revisão, entender de que forma este processo é afetado pela cultura organizacional IT e, juntamente, identificar a influência que as perceções de satisfação organizacional exercem na obtenção de níveis de performance e turnover. Assim, foi realizado um estudo correlacional numa empresa IT, com a participação de 279 profissionais de posições hierarquicamente distintas, através do preenchimento de questionários gamificados e previamente desenvolvidos, mediante escalas conhecidas. Exploram-se práticas de Gestão de Talento com foco na área tecnológica; principais definições dos conceitos cultura e idade (abordados pela investigação científica ao longo do tempo), comparando-os, e enunciam-se, também, modelos teóricos que suportam a investigação, entre eles o Modelo da Teoria Organizacional de Schein (1991) e Desenvolvimento de Carreira de Super (1950). Antecipa-se deduzir o grau de importância que cada trabalhador atribui a elementos caraterísticos de uma cultura tecnológica, de que forma as suas visões se relacionam, possibilitando, neste sentido, responder à questão inicialmente definida: “Em que medida as perceções de cultura e outros antecedentes de performance, por parte dos managers e consultores, influenciam a Gestão de Talento no setor IT?”.
en
The vigorous development of Management processes, an inevitable consequence of digital evolution, leads to organizational transformations, both in terms of their operational dynamics and in the identification with their own culture, in different sectors of the market. These global transformations particularly affect the IT sector, complicating its recruitment practices. With the intention of updating existing scientific literature and the concepts explored therein regarding talent flows, this review aims to understand how this process is affected by IT organizational culture and, at the same time, to identify the influence that perceptions of organizational satisfaction have on achieving performance levels and turnover. Thus, a correlational study was conducted in an IT company, with the participation of 279 professionals in hierarchically distinct positions, through the completion of gamified and previously developed questionnaires, using well-known scales. Talent Management practices with a focus on the technological area are explored; key definitions of the concepts of culture and age (addressed by scientific research over time) are compared, and theoretical models that support the research are also outlined, including Schein's Organizational Theory Model (1991) and Super's Life Career Rainbow (1950). It is anticipated that the degree of importance that each worker attributes to characteristic elements of a technological culture and how their views relate to each other will be deduced, thereby enabling an answer to the initially defined question: "To what extent do managers' and consultants' perceptions of culture and other performance antecedents influence Talent Management in the IT sector?".

Palavras-chave

Performance
Idade
Age
Talent management
Gestão de talentos
Cultura organizacional -- Organizational culture
Tecnologia da informação -- Information technology

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo