Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada
Título

Plano de marketing: A captação de um novo target para a TAP Air Portugal

Autor
Porto, Pedro Filipe Espírito Santo
Resumo
pt
O período de pandemia obrigou o Mundo a parar, e trouxe desafios à aviação comercial. Este setor, onde se destaca o transporte de passageiros, sofreu profundos danos com a inibição de viagens, de lazer e profissionais, que durante muito tempo esteve em vigor. À medida que os países foram reabrindo as suas fronteiras, as companhias aéreas veem-se agora a braços com necessidade urgente de maximizarem receitas e compensarem, de certa forma, os longos meses de paragem. Também consequência, porém positiva, desta fase sanitária desafiante, foi o acentuar da modalidade nómada digital: profissionais que desenvolvem as suas tarefas a partir de um local externo à empresa (em grande parte, a partir das suas residências). Esta modalidade abre a porta à possibilidade de viajar, conhecer novos países e culturas, aproveitando assim o que de mais positivo cada país oferece. Tendo atualmente uma expressão tão significativa, surgiu a possibilidade e necessidade de trabalhar este segmento neste projeto, em conjunto com a TAP Air Portugal. Foi realizada pesquisa literária sobre o tema, além da aviação comercial e do marketing, seguido da respetiva análise. Posteriormente, e com o intuito de melhor caracterizar e compreender as suas necessidades, foi construído um questionário dirigido a uma amostra de profissionais nómadas digitais. Recolhida a informação, levou-se a cabo uma análise aprofundada, que serviu de base à proposta de novo produto da TAP Air Portugal, dirigida a este target. Elaborada com as informações disponíveis e possíveis, visa incrementar as receitas e a fidelização destes clientes e os seus agregados.
en
The pandemic period forced the world to stop and brought challenges to commercial aviation. This sector, where passenger transport stands out, has suffered profound damage with the ban on travel, leisure, and professionals, which was in effect for a long time. As countries have reopened their borders, airlines are now faced with an urgent need to maximize revenue and compensate, in a way, for the long months of downtime. Also, a positive consequence of this challenging health phase, was the accentuation of the digital nomad modality: professionals who carry out their tasks from a location external to the company (largely from of their residences). This modality opens the door to the possibility of traveling, discovering new countries and cultures, thus taking advantage of the most positive things each country has to offer. Currently having such a significant expression, the possibility and need arose to work on this segment in this project, together with TAP Air Portugal. Literary research was carried out on the subject, in addition to commercial aviation and marketing, followed by the respective analysis. Subsequently, and with the aim of better characterizing and understanding their needs, a questionnaire was created for a sample of digital nomadic professionals. Once the information was collected, an in-depth analysis was carried out, which served as the basis for the proposal for a new product by TAP Air Portugal, aimed at this target. Prepared with the available and possible information, it aims to increase revenue and the loyalty of these customers and their households.

Palavras-chave

Companhias de bandeira
Transporte aéreo -- Air transport
Passengers
Passageiros
Plano de marketing -- Marketing plan
Nómada digital - -- Digital nomad
Legacy airlines

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo