Título
Plano de comunicação da Nortenho Cash&Carry para 2022
Autor
Coelho, Rafael Gomes Soares
Resumo
pt
A Nortenho é uma empresa familiar dedicada ao comércio por grosso com cerca de 25 anos de
experiência neste mercado. A empresa iniciou-se apenas pela distribuição, tendo, dessa forma,
conseguido um crescimento sustentado. Em 2018 a empresa realizou um grande investimento
na criação do seu estabelecimento de Cash & Carry localizado no concelho de Torres Vedras.
Este investimento permitiu um grande aumento no número de clientes ativos da empresa e
consequente crescimento em cerca de 130% do seu volume de faturação nos últimos 4 anos.
Até ao momento, a empresa tem desenvolvido a sua política de comunicação de forma
informal e sem um planeamento para o efeito. Neste cenário de grande crescimento, torna-se
crucial que a comunicação da Nortenho resulte de um processo de reflexão e planeamento e
que siga as melhores práticas de mercado.
O plano de comunicação da Nortenho para 2022 tem como objetivos centrais aumentar a
notoriedade e o reconhecimento da marca/empresa, aumentar os níveis de confiança e lealdade
dos seus clientes para com a marca e angariar novos clientes, permitindo assim alargar e fazer
crescer o seu negócio de forma sustentada. Melhorar a comunicação interna e a
responsabilidade social e ambiental farão também parte dos objetivos deste plano.
Para a criação do presente plano foi fundamental conhecer mais profundamente o mercado
onde a Nortenho se insere e o tipo de comportamento do cliente-alvo nesse mesmo mercado.
Depois de analisada a envolvente interna e externa da empresa, foi delineado um conjunto de
ações de comunicação por forma a atingir aos objetivos propostos.
en
Nortenho is a family company dedicated to wholesale trade with around 25 years of experience
in this market. The company started with distribution only, having thus achieved sustainable
growth. In 2018, the company made a major investment in the creation of its Cash & Carry
establishment located in the municipality of Torres Vedras. This investment allowed a large
increase in the number of active customers of the company and consequent growth of around
130% in its turnover in the last 3 years.
So far, the company has developed its communication policy informally and without
planning for that purpose. In this scenario of great growth, it is crucial that Nortenho
communication be implemented based on a process of reflection and planning and that it
follows the best current market practices.
The main objectives of this communication plan for 2022 are to increase the notoriety and
reputation of the brand/company, increase the levels of trust and loyalty of its customers
towards the brand and attract new customers, in order to expand the business in a sustainable
way. Improving internal communication and social and environmental responsibility will also
be included in the objectives of this plan.
For the creation of this plan, it was essential to know more deeply the market where
Nortenho operates and the type of behavior of the target customer in that same market. After
analyzing the company and its external environment, a set of communication actions was
outlined in order to achieve the proposed objectives.