Título
“When technology touches the sky”: Estruturação de medidas facilitadoras do uso de IA e Chatbots nas PMEs
Autor
Sarilho, João André Barbosa
Resumo
pt
A inovação tecnológica é fundamental para as empresas, permitindo diversificar o
portfólio de produtos, entrar em novos mercados, aumentar a capacidade de
produção, reduzir custos e melhorar as condições de trabalho. A inteligência
artificial (IA) e os chatbots representam meios promissores de inovação
tecnológica, abarcando consigo vantagens e desafios para as empresas. As pequenas e médias
empresas (PMEs) constituem uma percentagem muito significativa do tecido empresarial
europeu e português e encontram-se em desvantagem tecnológica face às grandes empresas.
Assim, torna-se essencial auxiliar as PMEs a beneficiarem destas tecnologias. Contudo, a
literatura relativa à facilitação do uso de IA e chatbots nas PMEs é escassa, verificando-se duas
lacunas que se procuram colmatar na presente investigação: (1) identificação incompleta e/ou
pouco estruturada de medidas facilitadoras e a falta da sua homogeneização; e (2) escassez da
análise das relações causais entre as medidas. Para tal, adotou-se uma abordagem construtivista,
combinando mapeamento cognitivo com Interpretive Structural Modeling (ISM), tendo sido
realizadas sessões práticas com um painel de especialistas na área. Consequentemente,
alcançou-se um modelo que permite identificar, hierarquizar e instituir relações causais entre
medidas facilitadoras. A fim de garantir a credibilidade e a qualidade dos resultados,
realizaram-se sessões de consolidação com representantes da Agência Nacional de Inovação
(ANI), da Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas (ANPME) e da Agência para
a Competitividade e Inovação (IAPMEI), permitindo validar o modelo e obter recomendações.
O modelo final contribui para a mitigação de lacunas na literatura e oferece uma ferramenta de
apoio à tomada de decisão aos gestores das PMEs no âmbito da utilização de IA e chatbots
en
Technological innovation is vital for companies, allowing them to diversify their
product portfolio, enter new markets, increase production capacity, reduce costs,
and improve working conditions. Artificial intelligence (AI) and chatbots represent
promising paths for technological innovation, bringing with them both advantages
and challenges for companies. Small and medium-sized enterprises (SMEs) represent a very
significant proportion of the European and Portuguese businesses and are at a technological
disadvantage compared to large companies. Thus, it is crucial to help SMEs benefit from these
technologies. However, the literature on facilitating the use of AI and chatbots is scarce,
revealing two gaps that this research aims to address: (1) incomplete and/or unstructured
identification of facilitating measures and the lack of their homogenization; and (2) a lack of
analysis of causal relationships between the measures. For this purpose, a constructivist
approach was adopted, combining cognitive mapping with Interpretive Structural Modeling
(ISM), and group sessions were held with a panel of experts in the field. This resulted in a
model that allows for the identification, hierarchization, and establishment of causal
relationships between facilitating measures. To guarantee the credibility and quality of the
results, consolidation sessions were convened with representatives from the National
Innovation Agency (ANI in Portuguese), the National Association of Small and Medium-sized
Enterprises (ANPME in Portuguese), and the Agency for Competitiveness and Innovation
(IAPMEI in Portuguese), allowing the model to be validated and recommendations to be made.
The final model contributes to mitigating gaps in the literature and offers a decision-making
support tool for SME managers in the context of AI and chatbot usage.