Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Inovação estratégica nas instituições de ensino superior no Brasil

Autor
Nunes, Marcelo Saraceni
Resumo
pt
Esta pesquisa teve por objetivo identificar se o nível de inovação estratégica das Instituições de ensino superior no Brasil está adequado à atual fase competitiva da indústria de ensino superior privado. Para realizar essa análise, foram utilizadas como meio pesquisas bibliográficas, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental possibilitaram a identificação de três fases distintas de competitividade, em cinco ciclos principais durante toda a história do ensino superior no Brasil. Além disso, permitiram a análise de atratividade dessa indústria na fase atual. A pesquisa de campo permitiu a verificação da adequação do nível de inovação das IES através da visão de seus diretores e reitores, com a aplicação do modelo criado pelo autor, chamado de “Sistema Dinâmico de Inovação”. No campo, foram realizadas entrevistas em profundidade com os diretores e reitores de IES integrantes de todos os grupos estratégicos mapeados, usando-se os critérios de tipicidade e acessibilidade. Os resultados das pesquisas foram incluídos nos quatro construtos definidos no Sistema Dinâmico de Inovação. A pesquisa corroborou a suposição inicial de que a nova fase em que o ensino superior privado brasileiro, nomeada pelo autor de Segunda Fase Estacionária, requer um modelo de gestão estratégica baseado em inovação.
en
The objective of this research is to identify whether the level of strategic innovation of the Institutions of Higher Education (IHE) in Brazil is sufficient to face the current phase of competition from the private higher education industry. The analysis was conducted using bibliographic, document and field resources. The bibliographic research and the document research made possible the identification of three distinct phases of competitiveness, in five main cycles during the entire history of Brazilian higher education, and explaining the attractiveness of the current phase of the industry. The field research verified the adaptation of the level of innovation of the IHE via the vision of their respective directors and deans, by applying the “Dynamic Innovation System” model as created by the author. In the field research, extensive interviews were conducted with the directors and deans of the participating IES from all the strategic groups mapped, categorized by type and accessibility. The results of the research were included in the four defined constructs of the Dynamic Innovation System. The research confirmed the initial supposition that the new phase of private higher education in Brazil, denominated the Second Stationary Phase by the author, requires a model for strategic management based on innovation.

Data

29-jul-2010

Palavras-chave

Strategy
Estratégias
Ensino superior -- Higher education
Inovação -- Innovation

Acesso

Acesso livre

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