Teses e dissertações

Mestrado
Estudos Internacionais
Título

Electric cars implementation pace in the European Continent (a comparison between Norway and Portugal)

Autor
Soares, Rui Miguel Figueira da Silva
Resumo
pt
Sendo uma questão da área ambiental, as alterações climáticas têm merecido, na última década, destaque a nível planetário. A sua influência começa já fazer-se sentir, através da alteração constatada de padrões climáticos e aumento da temperatura global. Como sabemos, torna-se urgente a diminuição da emissão dos gases com efeito de estufa (GEE) para atmosfera, principais responsáveis por essas alterações. Para mantermos um aumento da temperatura média global abaixo de 2ºC e perseguir esforços para atingir 1.5ºC, os GEE precisam de ser reduzidos em 50% até 2030. É nesta equação que entra a existência de carros elétricos, considerados carros com zero emissões de GEE. De uso diário e individual, espera-se que, pelas suas características técnicas, os veículos elétricos sejam fundamentais na ajuda à questão climática. Na Europa, continente que, em 2019, 71.7% de todas as emissões com gases poluentes provinham do sector rodoviário, começou-se desde o início deste século a se preocupar politicamente com estas questões. Contudo, existe um país, a Noruega (país não pertencente á União Europeia), que detém o 1º lugar do pódio no que respeita à implementação da mobilidade elétrica, e onde, em 2022, 4 em cada 5 novos veículos vendidos eram veículos 100% elétricos. Não sendo o único país no continente europeu onde circulam carros elétricos, importa perceber objetivamente as razões que levaram este país ter tanto sucesso e diferenciação nesta área. Será devido a questões políticas, económicas, culturais ou outras? É o que esta dissertação se predispõe a descobrir, comparando com os resultados e a realidade portuguesa.
en
As an environmental issue, climate change has been emphasised on a global level in the last decade. Its influence is already beginning to be felt through the observed change in climate patterns and the rise in global temperatures. As we know, there is an urgent need to reduce the emission of greenhouse gases (GHGs) into the atmosphere, which are mainly responsible for these changes. In order to keep the average global temperature rise below 2°C and pursue efforts to reach 1.5°C, GHGs need to be reduced 50% by 2030. This is where the existence of electric cars, considered to be cars with zero GHGs emissions, comes into the equation. For daily and individual use, it is expected that, due to their technical characteristics, electric vehicles will be fundamental in helping to tackle the climate issue. In Europe, a continent where, in 2019, 71.7% of all emissions of polluting gases came from the road sector, political concern about these issues began at the beginning of this century. However, there is one country, Norway (a non-European Union country), which holds 1st place on the podium when it comes to implementing electric mobility, where, in 2022, 4 out of 5 new vehicles sold were 100% electric vehicles. Not being the only country on the European continent where electric cars exists, it is important to objectively understand the reasons why this country has been so successful and differentiated in this area. Is it due to political, economic, cultural or other reasons? This is what this dissertation intends to discover by comparing the results with the Portuguese reality.

Data

06-jan-2025

Palavras-chave

Portugal
Norway
Continente europeu
Noruega
Mobilidade eléctrica
Alteração climática -- Climate Change
Electric mobility

Acesso

Acesso livre

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