Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

A importância e o impacto do modding de videojogos entre os jogadores portugueses

Autor
Fernandes, Pedro Luís de Jesus
Resumo
pt
O objetivo desta dissertação passou por analisar e explicar um dos fenómenos mais populares associados ao mundo dos videojogos, o modding. O seu objetivo era perceber qual o impacto do modding nos jogadores portugueses, qual a sua percepção acerca do conceito, como é que ele modifica os seus padrões de consumo, o que pode ser alterado e melhorado no panorama atual do modding e qual o futuro do modding de videojogos, e também perceber de que forma é que o background de cada jogador influência a sua postura em relação ao modding. Esta dissertação foi dividida em duas componentes. A componente teórica onde foi feita uma análise sobre a evoluções e mudanças que potenciaram o crescimento da indústria dos videojogos e que possibilitaram o aparecimento de fenómenos como o modding, e ainda uma análise ao modding em si e às suas aplicações e implicações na indústria. A componente prática visou, através da realização de um conjunto de catorze entrevistas, tentar perceber qual a dimensão e a importância do modding entre os jogadores portugueses, e como o seu background com os videojogos pode influenciar a sua visão do modding. Os resultados obtidos mostraram-nos que, atualmente, as preferências pessoais dos jogadores no que toca a plataformas ou géneros de jogos têm mais peso na forma como condicionam a sua visão e a sua relação com o modding de videojogos, foi possível verificar que para os entrevistados o modding serve também como alternativa, ou escape, a algumas políticas, praticadas pela indústria, e que são menos favoráveis para os jogadores. Esta dissertação presenteou-nos ainda com uma visão sobre a chamada cultura participativa, uma visão algo oposta à visão otimista que costuma estar associada a esse termo, uma vez que a análise aos entrevistados revelou que todos já tinham consumido mods mas nenhum tentou criá-los.
en
The aim of this work was to analyze and explain one of the most popular phenomena associated with the world of video games, modding. The goal was to understand the impact of modding among Portuguese players, what their perception about the concept was, how it changed their consumption patterns, find out what could be changed and improved in the current panorama of modding and what the future of videogame modding could hold. We also wanted to find out if the background of each player, in relation to their use of videogames, could influence their attitude, and their views, towards modding. This dissertation was divided into two components. The theoretical component which carried out an analysis of the developments and changes that boosted the growth of the gaming industry and allowed the emergence of phenomena such as modding, and also an analysis of modding and its applications and implications for the industry. The practical component aimed to conducting a series of interviews in order to figure out the importance of modding among Portuguese players, and how their individual backgrounds with video games could influence their views on modding. The results showed us that, currently, the personal preferences of the players when it comes to platforms or game genres have more weight in shaping their visions, opinions and their relationship with videogame modding. It was also verified that for the players that we interviewed modding also served as an alternative, or escape, to some policies practiced by the industry which are less favourable to the players. This dissertation also presented us with an insight into the so called participatory culture, a vision that, somehow, opposed the optimistic view that is usually associated with that term, since the analysis revealed that all the players we interviewed had consumed mods but none tried to create them.

Data

13-jan-2016

Palavras-chave

Web 2.0
Videojogos
Videogames
Modding
Mods
Modders

Acesso

Acesso livre

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