Título
Enhancing sales strategies through artificial intelligence driven data analysis
Autor
Eusébio, João Pedro Correia
Resumo
pt
A integração da Inteligência Artificial (IA) nas estratégias de vendas revolucionou a forma como as empresas se relacionam com os clientes e otimizam as operações, resultando em aumento das receitas. Esta dissertação explora estudos anteriores sobre IA, análise de dados, e a aplicação da IA nas estratégias de vendas. Através de entrevistas semiestruturadas com representantes da Worten, Glovo e Microsoft, esta pesquisa investiga como estas organizações estão a utilizar estas novas tecnologias para melhorar as operações e o seu desempenho nas vendas.
Os resultados revelam que a IA já desempenha um papel crucial na análise preditiva, permitindo às empresas otimizar a gestão do inventário, personalizar as interações com clientes e antecipar as tendências do mercado. Estas estratégias de personalização provaram ser eficazes na relação, retenção e satisfação do cliente, particularmente através de modelos de IA reativos e preditivos que respondem e antecipam as necessidades do cliente.
No entanto, o estudo também identifica limitações, incluindo a potencial parcialidade dos algoritmos de IA, as implicações éticas na utilização de dados e a necessidade de um forte investimento para desenvolver estas tecnologias. A dissertação conclui sugerindo ideias para estudos futuros, enfatizando a necessidade de realizar comparações mais extensas e de longo prazo para entender melhor a evolução da IA nas estratégias de vendas.
Esta dissertação contribui para o conhecimento da IA nas vendas, oferecendo ideias práticas para as empresas que procuram melhorar as suas estratégias de vendas através da IA, enquanto aborda os desafios e as oportunidades que acompanham esta mudança tecnológica.
en
The integration of Artificial Intelligence (AI) into sales strategies has revolutionized the way companies engage with customers and optimize day-to-day operations, which consequently leads to revenue growth. This master dissertation starts by exploring past studies on Artificial Intelligence, data analysis and how AI is used to extract valuable insights from that data, and the utilization of AI into sales strategies. Then, through a series of semi-structured interviews with key representatives from Worten, Glovo, and Microsoft, this research investigates how these three distinct organizations are leveraging these new technologies to improve their operations and enhance their sales performance.
The findings reveal that AI is already playing an important role in predictive analytics, enabling companies to optimize inventory management, tailor customer interactions, and anticipate market trends. These AI-driven personalization strategies have proven effective in improving customer engagement, retention, and satisfaction, particularly through reactive and predictive AI models that respond to and anticipate customer needs.
However, the study also identifies challenges, including the potential for bias in AI algorithms, the ethical implications of data usage, and the need of a strong investment to develop these technologies. The dissertation concludes by suggesting ideas for future studies, emphasizing the need of conducting more extensive and long-term comparisons to better understand the evolving role of AI in sales strategies.
This thesis contributes to the growing knowledge of AI in sales, offering practical insights for businesses looking to enhance their sales strategies through AI while addressing the challenges and opportunities that accompany this technological shift.