Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

AI-powered personalization: A behavioural economics perspective in marketing

Autor
Carreira, Maria Beatriz Fernandes de Castro
Resumo
pt
Com a constante evolução da Inteligência Artificial nos últimos anos, o potencial para a incorporação desta tecnologia em diversas áreas tem acompanhado essa tendência. Esta incorporação tem levado ao aumento da eficiência, produtividade e crescimento. Na atualidade, o e-commerce e o marketing online têm sido utilizados como nunca antes, com a Inteligência Artificial a desempenhar um papel importante nesta evolução e otimização. Esta investigação tem como objetivo analisar como pode haver uma integração dos princípios e teorias da economia comportamental nas estratégias de personalização da IA. Este estudo também pretende avaliar e compreender melhor o panorama atual da personalização potenciada por IA no marketing, bem como investigar o impacto que a personalização da IA tem no comportamento do consumidor. Para alcançar as conclusões necessárias para responder a estas questões, estas três matérias foram investigadas em profundidade, numa primeira instância através da revisão da literatura e, posteriormente, através das entrevistas realizadas via abordagem qualitativa. Através das entrevistas, foi possível avaliar que as principais razões pelas quais esta integração seria um sucesso se devem à opinião geral de que a IA e a melhor compreensão do comportamento do consumidor são um ativo para qualquer empresa, levando a uma melhoria dos resultados gerais. Por outro lado, as principais razões pelas quais esta integração seria mal- sucedida seriam a falta de conhecimento e know-how dos profissionais de marketing, assim como as falhas que ainda ocorrem com esta tecnologia, como a não entrega dos resultados esperados.
en
With the ever-growing evolution of Artificial Intelligence in recent years, the potential for this technology to be incorporated in various different fields has been accompanying the trend. This incorporation has led to increasing efficiency, productivity and growth. In today’s day and age, e-commerce and online marketing have been utilized as never before, with Artificial Intelligence playing a big role in this evolution and optimization. This investigation aims to analyse how there could be an integration of behavioural economics principles and theories into AI personalization strategies. This study also intends to assess and better understand the current landscape of AI-Powered personalization in Marketing, as well as investigate the impact that AI personalization has on the consumer behaviour. In order to reach the conclusions needed to answer said questions, these three matters were investigated in depth, on a first instance through the literature review, and later through the interviews conducted via the qualitative approach. Through the interviews it was possible to assess that the main reasons on why this integration would be a success was due to the general opinion that AI and the better understanding of the consumer behaviour is an asset to any company, leading to an improvement of overall results. On the other hand, the main reasons why this integration would be unsuccessful would be the lack of knowledge and know-how of the marketing professionals and the malfunctioning that still occurs with this technology, ultimately not delivering the expected results.

Data

18-mar-2025

Palavras-chave

Personalização
Personalization
Economia comportamental -- Behavioral economics
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Marketing -- Marketing

Acesso

Acesso livre

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