Título
Sonhar e viver uma nova oportunidade. Escola de segunda oportunidade. Educar e formar para inserir: Caso de estudo de Lisboa
Autor
Carvalhinho, Tiago Manuel Gomes
Resumo
pt
Escolas de Segunda Oportunidade, são respostas socioeducativas alternativas endereçadas a jovens em absentismo grave, abandono escolar ou que apresentem outro tipo de multiproblemáticas.
O presente estudo tem como objetivo geral compreender como é vivenciada a experiência de frequentar a “Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa por jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Especificamente, que significados atribuem a esta experiência; que mudanças e oportunidades veem os jovens com esta experiência; em que medida a Escola de Segunda Oportunidade (E2O) é uma experiência transformadora, no sentido da aquisição de competências de vida e socioemocionais, e no estabelecimento e concretização de projetos de vida futuros.
Com esse fim, foram entrevistados nove jovens com idades entre os 18 e os 19 anos. A análise de conteúdo indica que a Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa, é percebida como um contexto acolhedor e securizante, fonte de suporte que potencia o sucesso escolar, a aquisição de competências socioemocionais e competências de vida, e o estabelecimento de relações afetivas significativas. A experiência da frequência na E2O é entendida como uma oportunidade para a criação de mudança, e estabelecimento de projetos de vida futuros.
Estes resultados são discutidos no sentido de esta ser uma resposta que promove o empoderamento psicológico dos jovens, procurando romper ciclos intergeracionais de exclusão social. A aposta em medidas educativas que promovam experiências transformadoras para jovens em situação de maior vulnerabilidade social são medidas de prevenção seletivas cruciais, que devem ser continuadas no tempo.
en
Second Chance Schools are alternative socio-educational responses aimed at young people who are severely absent, have dropped out of school or have other types of multiple problems.
The general aim of this study is to understand how the experience of attending the ‘Second Chance School - Educate and Train to Insert - Lisbon’ is experienced by young people in situations of risk and social vulnerability. Specifically, what meanings they attribute to this experience; what changes and opportunities young people see with this experience; to what extent the Second Chance School (E2O) is a transformative experience, in the sense of acquiring life and socio-emotional skills, and in establishing and realising future life projects.
To this end, nine young people aged between 18 and 19 were interviewed. The content analysis indicates that the Second Chance School - Educar e Formar para Inserir - Lisbon, is perceived as a welcoming and securing context, a source of support that boosts academic success, the acquisition of socio-emotional skills and life skills, and the establishment of meaningful emotional relationships. The experience of attending E2O is seen as an opportunity to create change and establish future life projects.
These results are discussed in terms of this being a response that promotes the psychological empowerment of young people, seeking to break intergenerational cycles of social exclusion. Investing in educational measures that promote transformative experiences for young people in situations of greater social vulnerability are crucial selective prevention measures that must be continued over time.