Título
Emoções e adolescência: A modulação da regulação emocional, empatia, afeto positivo e negativo e do clima familiar
Autor
Pinheiro, Elaine Alves
Resumo
pt
O principal objetivo desta dissertação é explorar o impacto da regulação emocional, do afeto
positivo e negativo, e da empatia dos adolescentes no clima familiar. É introduzido o conceito
de modulação no campo da Ciência das Emoções, utilizando uma analogia com a teoria da
modulação em engenharia de telecomunicações. O modelo considera o adolescente como onda
portadora, enquanto a regulação emocional, afeto positivo e negativo, e empatia atuam como
sinais modulantes que moldam o adolescente para influenciar no clima familiar. Foram
selecionados 114 participantes, com idades entre 12 e 17 anos (M=14,75), dos quais 88,6% são
do sexo feminino, 86,0% provenientes do Brasil e 14,0% de Portugal. Foram utilizadas as
escalas de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes (ERQ-CA), Empatia Básica
Versão Breve Adaptada (BES-A), Afeto Positivo e Negativo (PANAS-VRP) Versão
Portuguesa Reduzida e o Inventário do Clima Familiar (ICF) para adolescentes. Dos resultados,
os adolescentes mais velhos recorrem mais à reavaliação cognitiva que adolescentes mais
novos; a reavaliação cognitiva e a empatia associam-se positivamente com o clima familiar dos
adolescentes; as raparigas recorrem mais à supressão emocional que os rapazes; o afeto
negativo tem correlação negativa com a modulação da regulação emocional, empatia e clima
familiar; o afeto positivo tem correlação positiva com a modulação da regulação emocional,
empatia e clima familiar; a empatia não medeia a relação entre regulação emocional e clima
familiar dos adolescentes. Portanto, o modelo de modulação emocional neste estudo é viável
para analisar novos sinais modulantes, nos diferentes contextos, nos estudos em Ciências das
Emoções.
en
The main objective of this dissertation is to explore the impact of emotion regulation, positive
and negative affect, and adolescent empathy on family climate. The concept of modulation in
the field of Emotional Science is introduced, using an analogy with modulation theory in
telecommunications engineering. The model considers the adolescent as a carrier wave, while
emotional regulation, positive and negative affect, and empathy act as modulating signals that
shape the adolescent to influence the family climate. A total of 114 participants were selected,
aged between 12 and 17 (M=14.75), of whom 88.6% were female, 86.0% from Brazil and
14.0% from Portugal. The Emotional Regulation for Children and Adolescents (ERQ-CA),
Basic Empathy Short Adapted Version (BES-A), Positive and Negative Affect (PANAS-VRP)
Portuguese Reduced Version and the Family Climate Inventory (ICF) for adolescents were
used. The results show that older adolescents use cognitive reappraisal more than younger
adolescents; cognitive reappraisal and empathy are positively associated with adolescents'
family climate; girls use emotional suppression more than boys; negative affect has a negative
correlation with modulation of emotional regulation, empathy and family climate; positive
affect has a positive correlation with modulation of emotional regulation, empathy and family
climate; empathy does not mediate the relationship between emotional regulation and
adolescents' family climate. Therefore, the model of emotional modulation in this study is
viable for analyzing new modulating signals in different contexts in studies in the Emotional
Sciences.