Título
Inteligência artificial na gestão de recursos humanos: Um estudo sobre a adoção de inteligência artificial e barreiras à sua implementação
Autor
Baptista, João Afonso Rodrigues Hipólito
Resumo
pt
A Gestão de Recursos Humanos está em constante evolução, procurando alinhar-se aos objetivos estratégicos das organizações e responder de forma eficaz às necessidades das pessoas e das empresas. Neste contexto, a Inteligência Artificial emerge como uma tecnologia revolucionária, transformando a tipologia do trabalho, independentemente do tamanho ou setor, as empresas ponderam implementá-la nos seus processos de recursos humanos. No entanto, apesar da recente popularidade da tecnologia, a IA não está isenta de ameaças a nível empresarial.
Este estudo, analisa o estado de adoção de IA na GRH, o processo de implementação nas práticas de GRH e os benefícios e barreiras subjacentes. Através de uma metodologia de cariz qualitativo, realizaram-se 30 entrevistas semiestruturadas a colaboradores de diferentes setores de atividade, com o objetivo de obter insights detalhados sobre o tema.
Os resultados obtidos revelam que apesar do potencial impacto que a IA pode provocar na GRH, ainda se encontra numa fase embrionária. Embora, já existam implementações em uso, principalmente nas áreas de recrutamento, seleção, formação e desenvolvimento, outras práticas como a integração, avaliação de desempenho, e a gestão de recompensas e carreiras permanecem consideravelmente inexploradas e com um elevado potencial.
Os principais benefícios destacados são a automatização de tarefas rotineiras, tomada de decisões mais informadas e o aumento da eficiência dos processos de GRH. Entre as barreiras mais relevantes, identificaram-se os desafios éticos, a resistência humana e as restrições financeiras, no processo de adoção da IA aos profissionais de GRH e às empresas.
en
Human Resources Management is constantly evolving, seeking to align itself with the strategic objectives of organisations and respond effectively to the needs of people and companies. In this context, Artificial Intelligence is emerging as a revolutionary technology, transforming the typology of work and, regardless of size or sector, companies are considering implementing it in their human resources processes. However, despite the technology's recent popularity, AI is not without its threats at company level.
This study analyses the state of AI adoption in HRM, the implementation process in HRM practices and the underlying benefits and barriers. Using a qualitative methodology, 30 semi-structured interviews were conducted with employees from different sectors of activity, with the aim of gaining detailed insights into the topic.
The results show that despite the potential impact that AI can have on HRM, it is still in its infancy. Although there are already implementations in use, mainly in the areas of recruitment, selection, training and development, other practices such as onboarding, performance evaluation, and rewards and career management remain considerably unexplored and with high potential.
The main benefits highlighted are the automation of routine tasks, more informed decision-making and increased efficiency in HRM processes. Among the most relevant barriers, ethical challenges, human resistance and financial restrictions were identified in the process of adopting AI for HRM professionals and companies.