Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Case study: Dynamic capabilities emerged with parcels exploration in CTT

Autor
Louro, Ana Margarida Amaro
Resumo
pt
Desde a criação dos CTT, que esta empresa se tem vindo a adaptar de modo corresponder às mudanças do mercado, para corresponder de forma mais eficaz às exigências dos clientes. A partir de 2010, com a introdução da internet e da digitalização, que se tem vindo a assistir a um declínio no serviço postal. Deste modo, a empresa teve de alterar a sua estratégia noutros segmentos de negócio, como o e-commerce e o serviço de encomendas. O início da mudança começou em 2013, com o Plano de Transformação Operacional que assentava em 4 pilares fundamentais: (i) Ajustamento das políticas de Recursos Humanos (RH) e implementação de politicas para a redução de custos de Fornecimentos e Serviços Externos (FSE); (ii) Reforço do programa de otimização de Recursos Humanos e racionalização de ativos não core (imobiliário); (iii) Otimização da Rede de Retalho mantendo a proximidade com os cidadãos; (iv) Reengenharia da Rede de Distribuição para melhorar a eficiência operacional e a qualidade. Para além disso, em 2016 iniciou a implementação de um novo modelo de produção nos Centros de Produção e Logística que permitiu processar mais de 120.000 encomendas por dia. Com as medidas implementadas, os CTT pretendem adaptar a sua estrutura à realidade dinâmica dos negócios onde operam, o que se traduzirá numa redução de custos em todas as categorias de gastos como o Pessoal, FSE e Estrutura. No entanto, os CTT para além de estarem focados em alcançar estabilidade financeira, também estão conscientes da importância dos pilares ambientais e sociais.
en
Ever since the creation of CTT, that this company has been adapting to correspond to constantly changing market to respond effectively to emerging demands by customers. A decreasing in the postal service has been observed since 2010 with the introduction of internet and digitalization. As a result, this company had to change its strategy and pursue a new path on other business segments, like e-commerce and parcels service. The beginning of the changes started in 2013, with the Operational Transformation Plan constructed for this context and was based on 4 fundamental pillars: (i) Adjustment of Human Resources (HR) policies and deepening of the External Supplies and Services (ES&S) cost reduction efforts; (ii) Reinforcement of the HR optimization program and rationalization of non-core assets (real estate); (iii) Optimization of the Retail Network maintaining proximity to citizens; (iv) Reengineering of the Distribution Network to improve operational efficiency and quality. Furthermore, in 2016 it began the implementation of a new production model installed on the Production and Logistics Centres which allowed to process over 120.000 parcels a day. With the implemented measures, CTT aims to adapt its structure to the dynamic reality of the businesses where it operates which will result in cost reduction on all cost categories (Staff, ES&S and Central structure). Nevertheless, CTT besides being focused on pursing financial stability, it is also concerned in achieving sustainability at a social and environmental level.

Data

19-mar-2025

Palavras-chave

Capacidades dinâmicas
Dynamic capabilities
CTT
Comércio eletrónico -- E-commerce
Economia da empresa -- Business economics
Postal and delivery services

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...