Título
Gestão do talento na administração pública portuguesa
Autor
Jorge, Cidália Maria Duarte
Resumo
pt
A Gestão do Talento é algo que não é novo, principalmente no setor privado, mas a maioria dos autores
assumem que é uma área do conhecimento pouco estudada e muito menos no setor público.
O presente estudo pretende dar um contributo nesta área do conhecimento, em particular na
Administração Pública Portuguesa direta e indireta do Estado, mais concretamente sobre as medidas de
Gestão do Talento que mais impactam no desenvolvimento e retenção dos trabalhadores das carreiras
gerais.
O trabalho apresenta-se em duas partes, a primeira em que se recorreu metodologicamente à
pesquisa bibliográfica do tema de uma forma geral e em particular às recomendações OCDE (2020) para
os Estados Membros, em matéria de Gestão do Talento, e a segunda ao desenho da investigação que
contou com metodologia mista, na abordagem quantitativa a aplicação de um inquérito por questionário,
e na abordagem qualitativa o recurso à construção de modelo concetual em 3 fases.
Confirmou-se um elevado grau de desconhecimento do que é a Gestão do Talento, que a
avaliação de desempenho é a medida que mais impacta o desenvolvimento e retenção do talento e que
a predisposição ao tournouver está relacionado com a importância atribuída a medidas de
desenvolvimento e retenção.
en
Talent Management is not something new, especially in the private sector, but most authors assume that
it is an area of knowledge that is little studied, much less in the public sector.
This study aims to contribute to this area of knowledge, especially in the direct and indirect
Portuguese Public Administration of the State, more specifically on the Talent Management work
policies that most impact the development and retention of workers in general careers.
The work is presented in two parts, the first in which methodological use was made of
bibliographical research on the topic in general and in particular the OECD (2020) recommendations
for Member States, in terms of Talent Management, and the second to research design that included a
mixed methodology, in the quantitative approach the application of a questionnaire survey, and in the
qualitative approach the use of the construction of a conceptual model in 3 phases.
A high degree of ignorance of what Talent Management is was confirmed, that performance
assessment is the work policy that most impacts the development and retention of talent and that the
predisposition to turnover is related to the importance attributed to development and retention work
policies.